27 de dezembro de 2012

 

Política de repressão contra jovens e crianças em situação de rua

 O ex-vereador e radialista Emmerson José, em artigo publicado no jornal Correio (27/12/2012), pede a redução da menoridade penal. Neste país “menores matam, traficam, estupram, roubam e não dá em nada”. É lamentável, porque Emmerson José é editor-chefe e âncora do Fala Bahia FM e TV Salvador e também da rádio CBN. Um formador de opinião. Na direção contrária, o jornalista Albenísio Fonseca publicou excelente artigo na página de Opinião do jornal A Tarde. Rezo para que o prefeito eleito não siga a orientação do radialista. Serão reprimidos os jovens e crianças que estão vivendo na ruas de Salvador?
Segundo educadores do Projeto Axé, meninos e meninas de rua fogem de casa por maus tratos da família. Eles vêem de bairros como Fazenda Coutos, Nova Constituinte, Mata Escura, Sussuarana, Pela Porco e alguns de Sergipe e Paraíba. Eles transitam em ambientes pesados frequentados por usuários de drogas. Segundo os educadores, eles enfrentam a repressão policial-militar, corporação totalmente despreparada para esse tipo de ação. Albenísio Fonseca sintetiza os esforços socioeducativos do Projeto Axé, como jogos, desenhos, leituras, filmes, levados pelo “Axé Buzu”. Muitas das crianças do Projeto Axé converteram-se em educadores. Na Baixa do Sapateiro há danças, capoeira, aulas de artes visuais e música.

Apesar da pregação de uma política repressiva contra jovens e crianças pobres, que caíram no crime, há também números de crimes contra esses jovens. Em 2010, 13 jovens foram assassinados diariamente no país. Muitos deles não completam 19 anos de vida. A Bahia ocupa o 7º lugar no ranking de jovens assassinados. Na avaliação da Rede de Monitoramento Amiga da Criança, que reúne 35 organizações, está faltando uma política que transforme a vida destas crianças em situação de rua. Ao contrário, cada vez mais as ações se voltam para recolhimento, punições severas e mecanismos de repressão. As idéias de Emmerson José, na verdade, já estão em prática, independente do Código Penal.
Ao contrário do que argumenta Emmerson José há altos índices de jovens cumprindo medidas socioeducativas, sob privação da liberdade, em unidades de internação. Não adianta nada reduzir a idade para medidas penais. As penas já existem.

Que direção vai tomar o prefeito eleito? “Higienizar” a capital baiana e retirar à força os jovens e crianças das ruas? Se houver resistência, porrete policial-militar neles? Se houver resistência violenta vão matá-los? Prendê-los? É preciso bom senso, porque está em risco, como diz Albenísio Fonseca, a própria sociedade brasileira. Lembremos, que esses jovens fazem parte dela.
 

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?