27 de março de 2008

 

Encontro no dia 11 de abril, em Salvador, vai debater construção de alternativas de comunicação na internet e na mídia em geral

Os debates sobre a construção de alternativas à mídia corporativa ganham caráter de urgência com a cassação arbitrária do site Conversa Afiada pelo IG. O tema ganhou “as ruas” com a realização de um encontro em São Paulo no dia 8 de março passado. Em conseqüência, foi realizada uma segunda reunião em Porto Alegre no dia 20de março.

Agora, os encontros se sucederão nas capitais. Uma reunião em Salvador está marcada para o próximo dia 11 de abril. Na pauta: alternativas para a mídia corporativa, conservadora e dominada pelo pensamento único.

Na Bahia praticamente não há experiências alternativas, com exceção de alguns poucos blogs e sites. Em São Paulo a coisa já andou. O Jornal da CUT está sendo anunciado. A Revista do Brasil, que está prestes a chegar às bancas, está se consolidando como alternativa à revistas semanais fascistóides.

O jornalista Paulo Henrique Amorim alerta para a necessidade de popularização de páginas virtuais antes que o “sistema” sufoque as tentativas. O ataque do IG ao blog Conversa Afiada soa como um alerta vermelho.

Os encontros de profissionais de comunicação, estudantes e professores que estão sendo programados nas capitais representam um passo adiante na construção de uma mídia alternativa. Uma parte da grande mídia boicota as mobilizações da CUT e demoniza os movimentos sociais. Outra parte deturpa e mente sobre as realizações do Governo Lula. E há ainda uma pequena e radical parcela que não esconde a meta de desestabilização, na tradição golpista da imprensa brasileira.

Também não dá para cobrar do governo federal a democratização da mídia. Isso não vem de cima. Como bem afirmou Paulo Henrique Amorim em palestra na CUT “esqueçam o governo, metam o pé na porta e construam uma mídia alternativa a partir do que têm”.

DIA 11 DE ABRIL EM SALVADOR META O PÉ NA PORTA.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?