25 de outubro de 2011

 

Censura da Folha de São Paulo será debatida na Câmara Federal

A Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados, promove (quarta-feira (26) audiência pública para debater o caso de censura do jornal Folha de S. Paulo ao blog Falha de S. Paulo. Em setembro de 2010, os irmãos Mário e Lino Ito Bocchini criaram o blog Falha de S.Paulo, uma paródia ao jornal paulista. A Folha já avisou em suas páginas que não aceita o debate.

O site fazia críticas ácidas ao noticiário da Folha. Após um mês no ar, o jornal entrou na Justiça para censurar o blog, e conseguiu. Além de cassar o endereço na web, a Folha abriu um processo contra os criadores do site, pedindo indenização em dinheiro por danos morais. O jornal alega "uso indevido de marca", por causa da semelhança entre os nomes Folha e Falha e porque o logotipo do site era inspirado no do jornal.

Autor do requerimento para a audiência, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) diz que a audiência será uma boa oportunidade para uma reflexão sobre a liberdade de expressão no Brasil. Na opinião do deputado, a grande mídia brasileira, em geral, "molda", quando necessário, o conceito de liberdade de expressão de forma a atender seus próprios interesses; mas, por outro lado, cai em um discurso contraditório.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?