27 de maio de 2008

 

Walter Pinheiro unificou o PT e vai à luta pela prefeitura de Salvador

Como pré-candidato oficial do PT à prefeitura de Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro concedeu ontem (26) entrevista coletiva. Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro trocaram um longo, fotográfico e televisivo abraço.

Estavam presentes o ex-ministro Waldir Pires, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, a presidenta municipal do PT, Vânia Galvão, deputados federais Zezéu Ribeiro e Luiz Bassuma, deputados estaduais J. Carlos, Zé Neto, Neuza Cadore, Isaque Cunha, Bira Coroa, Fátima Nunes, secretário estadual de Promoção da Igualdade Luiz Alberto, e figuras históricas do PT como Emiliano José e Edval Passos (Sebrae), entre outros.

Walter Pinheiro anunciou planos para a campanha. Ele agradeceu ao secretário estadual Luiz Alberto e ao deputado J. Carlos pelo especial empenho na sua campanha e elogiou a postura e a coragem do deputado Nelson Pelegrino, abraçando-o em seguida. “Pelegrino será muito importante para a construção da campanha e discutir os caminhos que vamos trilhar agora”, disse Pinheiro.

Foi um discurso de unidade. Antes de dialogar com os demais partidos de esquerda, se dispôs a dialogar com sua própria legenda. "Agora é hora de olhar para a frente", resumiu.

Segundo o jornal Tribuna da Bahia "Pinheiro mostrou-se tranqüilo e preparado, dando uma demonstração de como será a condução da sua campanha rumo ao Palácio Thomé de Souza". Não vai gastar energias com críticas e não vê necessidade de nacionalizar o debate. Será uma campanha municipal, voltada para o povo de Salvador.

Walter Pinheiro quer o presidente Lula em seu palanque. Lula é do PT. Pinheiro é do PT. Também quer o "militante" Jaques Wagner em seu palanque.

O deputado Nelson Pelegrino derrotado nas prévias, presente à entrevista coletiva, mostrou maturidade e espírito partidário, não demonstrou rancor e declarou estar pronto para ajudar a conquistar a vitória. "As preocupações com a disputa interna se dissolveram. O processo oxigenou o partido. Pode contar com nosso empenho. Nossas diferenças resolvemos pela democracia e estamos juntos para ganhar as eleições", resumiu Pelegrino.

Tanto Pinheiro quanto Pelegrino citaram o PSB, o PCdoB e o PV como partidos preferenciais para a aliança eleitoral, sem descartar outras legendas. Eles querem formar uma Frente Popular.

A vereadora Vânia Galvão, presidenta do PT de Salvador, disse que “o mais importante foi que o partido conseguiu extrair o de mais positivo das prévias, que foi a mobilização da militância, que compareceu às urnas”. Ela atribuiu a tranqüilidade das prévias realizadas no último domingo (25) “ao nível do debate, dos candidatos e à própria organização do processo”.

Jonas Paulo, presidente da Executiva Estadual, disse que a vitória de Pinheiro veio a partir de uma estratégia usada pelo PT com o objetivo de assumir o papel de liderar os partidos que compõem a base de apoio do governo Jaques Wagner. “Toda a movimentação foi de construção de uma tática de vitória para o PT assumir o papel central dos rumos políticos da coalizão. As lideranças foram fundamentais, como no processo do PED. Isso significa uma visão do papel do PT no processo”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?