29 de maio de 2008

 

Lula é o melhor presidente da história do Brasil, afirma Ignacio Ramonet

Em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo (29), o jornalista espanhol Ignacio Ramonet, ex-diretor do Le Monde Diplomatique e autor do livro "Biografia a Duas Vozes", sobre Fidel Castro, afirma que Lula é o melhor presidente da história do Brasil e que a América Latina vive “uma verdadeira idade de ouro”.

Leia abaixo a íntegra:

Folha - Como vê o futuro de Cuba pós-Fidel Castro?

Apesar de todas as análises pessimistas, não houve protestos, não houve um contexto de hostilidade ao sistema político [depois da retirada de Fidel]. Dezenas de milhares de pessoas estão participando de debates e o novo governo está adotando medidas saídas da base, como a permissão para o uso de celulares, a possibilidade de cubanos freqüentarem hotéis, de terem DVD, de irem ao exterior. Raúl Castro está entregando terras a quem quer trabalhar. São mudanças na vida cotidiana.

Folha - Pode haver uma mudança radical no sistema?

Os cubanos não estão prontos para isso. Eu creio que estão apegados a seu sistema de igualdade.

Folha - O senhor falou sobre como certas notícias "sérias" são muito aborrecidas. O "Granma" (jornal oficial do Partido Comunista cubano) não é extremamente chato?

O "Juventude Rebelde" (jornal do movimento juvenil cubano) já está mudando bastante. Cuba está formando milhões de profissionais de informática, os cubanos no futuro, creio, terão acesso amplo à internet.

Folha - Em entrevista recente, o escritor paquistanês Tariq Ali disse que Lula não pertence ao "Eixo do Bem" em que estão Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Corrêa (Equador).

O Tariq é muito radical. Eu penso que Lula é o melhor presidente que o Brasil teve em sua história. Vocês talvez não se dêem conta, mas a América Latina está vivendo sua verdadeira idade de ouro, com paz, democracia e crescimento, tudo junto.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?