20 de março de 2009

 

Lula mantém a melhor aprovação de um presidente desde a redemocratização

A mídia da direita se assanhou toda. Queria cravar nas manchetes “Popularidade de Lula despenca”. Mas não deu. A pesquisa Datafolha registra que a aprovação do presidente Lula está em 65%. Mesmo com a queda de 5% (antes era 70% de aprovação) o presidente Lula garante a mais alta aprovação de um presidente desde a redemocratização. Ele volta para a posição que tinha antes do início da crise mundial.

Lula é um fenômeno. Sua popularidade caiu apenas 5% mesmo com a crise mundial que provocou desemprego, queda do PIB, aperto no crédito. A pesquisa Datafolha lembra que Fernando Henrique Cardoso chegou a apenas 47% no primeiro mandato e 31% no segundo.

Até a Folha de S. Paulo, que torce contra Lula, comenta:

1) “Apesar disso, a queda na aprovação a Lula não é proporcional á gravidade da crise. Esse descolamento parcial entre a piora no cenário econômico e a avaliação do governo federal já tinha ficado evidente na pesquisa de novembro - quando a redução da atividade econômica já provocava um recuo de 7,2% na produção industrial somente naquele mes”.

2) “Isso acontece porque a avaliação do presidente Lula diante da crise continua positiva, ainda que em um grau menor do que antes”.

A pesquisa mostra que 71% dos brasileiros continuam otimistas, pois acham que a situação econômica do país vai melhorar ou ficar como está e só 24% acreditam que vai piorar (4% não sabem).

Os urubus não estão tendo repasto.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?