5 de março de 2012

 

Em Conquista, educação vira um caminho de mão dupla

A prefeitura municipal de Vitória da Conquista inaugurou (sexta, 2) o Centro Vocacional Tecnológico de Cerâmica Artesanal e Estrutural, no povoado Tapirema, uma localidade do distrito José Gonçalves. Trata-se de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, sob o comendo do prefeito Guilherme Menezes (PT). O Centro vai produzir telhas e peças artesanais de cerâmica, além de capacitar moradores da região interiorana.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) estava presente. “Os Centros Vocacionais Tecnológicos têm a qualidade de se vincular profundamente às vocações locais, o que é uma coisa de grande valor. Aproveita-se a capacidade, a criatividade, o conhecimento do povo para que aquele mesmo conhecimento cresça, se desenvolva e possibilite geração de renda. A educação vira um caminho de mão dupla, acaba aquele raciocínio de que quem ensina é o professor apenas", comentou Emiliano José, professor de carreira, jornalista e agora deputado federal.

Foi um momento emocionante, porque governos falam muito e realizam pouco. Os moradores do povoado e do distrito compareceram em massa. Para o prefeito Guilherme Menezes, de Vitória da Conquista, "o Centro Vocacional Tecnológico é um equipamento importantíssimo, que nasceu da organização dos próprios trabalhadores de Tapirema. Hoje, nós estamos entregando ao município essa conquista. Eu sei que isso será um grande sucesso".

O Centro vai possibilitar a revitalização da produção de telhas e peças artesanais de cerâmica, tradicional fonte de renda da população do povoado. Com o suporte educacional do IFBA, a comunidade contará com maior profissionalização e aumento da renda por meio do aprimoramento das técnicas e metodologia de trabalho com cerâmica em argila.

Também participaram da solenidade, o diretor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/IFBA, Paulo Marinho, os vereadores Gilzete Moreira, Fernando Vasconcelos, Gildásio Silveira, Emanuel Moura (Néu do Gás), Hudson Castro e Luciano Gomes, além a presidente da Associação de Moradores de Tapirema, Marines Santos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?