2 de março de 2012

 

Governo da Bahia decreta luto oficial pela morte do comunista Fernando Sant`Anna

Viva a democracia, abaixo a ditadura. Os fascistas de pijama reunidos nos Clubes Militares não vão gostar. Eles matavam comunistas e desapareciam com os corpos. O governador Jaques Wagner, da Bahia, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado constituinte comunista, Fernando Sant´Anna, aos 96 anos de idade, ocorrida ontem (01/03/2012) à tarde, vítima de infarto fulminante.

Considerado um comunista histórico, o ex-deputado deixou um legado inestimável na luta pela redemocratização do país. "Fernando Sant'anna entrou para a história da Bahia e do Brasil. Ele dedicou o melhor dos seus esforços para ajudar o país a sair das agruras da ditadura e entrar definitivamente na era das liberdades democráticas. A Bahia se entristece com sua morte, mas se orgulha por tê-lo entre seus filhos", disse Wagner.

Wagner e sua esposa, Fátima Mendonça, prestam solidariedade a todos os familiares e amigos do ex-deputado e expressam o sentimento de saudade e orgulho de todo o povo baiano, que perdeu este grande guerreiro da democracia, ressalta a NOTA DE PESAR divulgada pelo governo baiano.

Engenheiro civil de formação, Fernando Sant´Anna começou sua carreira política como deputado federal pelo antigo Partido trabalhista Brasileiro (PTB), em 1958, e teve destacada atuação contra a ditadura militar de 1964, quando já integrava os quadros do Partido Comunista Brasileiro, popularmente conhecido como “Partidão”.

O camarada estava internado no Hospital Português e era considerado um dos últimos comunistas históricos vivos. Ele retomou a carreira parlamentar após a reabertura democrática, elegendo-se deputado federal em 1983 e em 1987, tendo feito parte da Assembléia Nacional Constituinte.

Foi contemporâneo de praticamente todas as gerações de comunistas do Brasil, nos últimos 60 anos. Era um exemplo de homem inspirado, por suas idéias. Firme em seus ideais, com forte ligação com a idéia de defesa dos intersses nacionais e um vigilante dos anseios do povo brasileiro, uma rara figura. Assim foi o comentário presidente regional do PCdoB da Bahia, Daniel Almeida.

Natural de Irará, nascido em 1915, estava incluído na relação dos primeiros opositpres ao golpe militar de 1964. Segundo a senadora Lídice da Mata (PSB), ele era uma referência ética de um tempo em que se fazia política baseado nas idéias. “Ele era uma legenda para a Bahia. Um comunista que atuou contra o status quo dominante de uma época”, disse a senadora. (Com informações da SECOM/BA e A Tarde).


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?