16 de outubro de 2008

 

A vitória da esquerda na Bahia

O presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, em artigo publicado no jornal A Tarde (16/10) sintetiza a vitória da esquerda na Bahia. “As eleições municipais revelaram um enorme crescimento dos partidos de esquerda. Foram 103 prefeituras e mais de dois milhões de votos majoritários, ultrapassando o PMDB em quase 300 mil votos e batendo a marca do então PFL em 2004, hoje DEM, que amargou nesta eleição uma redução de mais de um milhão de votos e viu o número de prefeituras, sob seu comando, cair de 153 para 44. O DEM foi o partido que mais perdeu nesta eleição”.

Jonas Paulo lembra também que nas dez cidades de maior PIB, a esquerda venceu as eleições em cinco (Camaçari, Lauro de Freitas, Conquista, São Francisco do Conde e Ilhéus). Outro dado interessante é que na Bahia houve a confirmação da força política eleitoral da esquerda, elegendo 60% das prefeituras dos dez maiores colégios eleitorais (Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto seguro e Vitória da Conquista), seguida pelo DEM com duas cidades (Feira de Santana e Itabuna) e do PMDB com apenas uma cidade (Jequié). À esquerda somam-se ainda as importantes vitórias em Senhor do Bonfim, Irecê e Itapetinga, eleitas pelo PT.

Se o critério for a quantidade de prefeituras com que cada partido entrou na disputa em 2008 e quantas cada um elegeu, é possível verificar o crescimento do PT, PCdoB e PSB e o encolhimento de prefeituras em poder do PMDB e do DEM.

Agora, só falta Salvador. Pinheiro 13.

Comments:
Saudações petistas.

Lembrando que, durante anos, se esconderam os problemas de Salvador, como se não existissem. Porém, ao assumir o governador Jacques Wagner, começaram a surgir, do dia pra noite, problemas de violência, pobreza, etc, em toda a Bahia.

Chega de deturpação da realidade. Viva a união de forças e de governos.

13 neles!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?