16 de outubro de 2008

 

Pinheiro e a mentira em rede

O tratamento diferente dado por dois jornais baianos à notícia falaciosa e não apurada do site Congresso em Foco sobre supostos processos envolvendo o nome do candidato Walter Pinheiro (PT) mostra quem é sério e quem não é.

O jornal A Tarde questionou a notícia, a Tribuna da Bahia comprou o lixo.

A coluna Tempo Presente, assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos, registrou: “Pinheiro e a mentira em rede”.

“Os processos divulgados pelo site Congresso em Foco envolvendo o deputado Walter Pinheiro para induzir os leitores a pensarem tratar-se de um “ficha-suja” chegam a ser hilários.

Um, iniciado em 21 de agosto de 1998, a partir de um auto de infração de r$ 480,00 aplicado pela prefeitura por ter colocado propaganda eleitoral (uma atribuição da Justiça Eleitoral, quando é o caso) numa lixeira da Av. Sete de Setembro (ainda pendente de parecer da Procuradoria da Prefeitura de Salvador).

Outro, de 2001, é uma ação popular contra a prefeitura de Madre de Deus por ter dado o nome de Waldeck Ornelas, pessoa viva, a logradouro público, assinado conjuntamente pelos deputados federais Walter Pinheiro, Nelson Pelegrino e Jaques Wagner (hoje governador).

Ou seja, de acusado passou a réu.

O caso suscita um bom debate sobre os blogs de conteúdo jornalístico. Um publica, outro copia quase sempre sem apurar (vezes citando a fonte, vezes não).

Lesivo para a vítima da má informação, um risco para os jornalistas blogueiros. No dia em que um lesado sair buscando compensações indenizatórias em rede, talvez haja melhor reflexão sobre os cuidados do ofício”.

E na Tribuna da Bahia?

A Tribuna da Bahia, de glorioso passado, deu o material na página 3, como se fosse a coisa mais séria do mundo. O título é “Prefeiturável nega que tenha “ficha suja” junto à Justiça”. A Tribuna da Bahia começa assim sua anti-matéria: “Embora o nome do candidato petista Walter Pinheiro esteja entre os poucos prefeituráveis que possuem “ficha suja”, conforme pode ser visto no site Congresso em Foco...

Creio que não é necessário registrar o resto do lixo. O próprio site Congresso em Foco já tirou o seu da reta.

Comments:
É de lascar mesmo, Oldack. Ponto para Levi Vasconcelos que mais uma vez comprova seu profissionalismo. A tribuna, infelizmente, assumiu o papel do antigo Correio, virou diário oficial. Esse tal de Congresso em Foco não merece a menor credibilidade. Carimbar uma pessoa como ficha-suja por esses processos citados no site é uma sacanagem escancarada. E divulgar isso na imprensa, como se fosse uma fonte séria, é pior ainda.
Mônica Bichara
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?