5 de dezembro de 2012

 

Documentário revela como técnicas de tortura foram usadas contra índios, na ditadura militar

 Um filme, que permaneceu oculto durante 42 anos, revela como a ditadura civil-militar (1964-1985) treinou uma Guarda Rural Indígena com técnicas de torturas – inclusive o pau-de-arara – com o objetivo de controlar militarmente aldeias de cinco etnias. A Guarda Rural Indígena (GRIN) foi criada em 1969 através de Portaria do ditador terrorista, Emílio Garrastazu Médici.  O filme foi descoberto pelo pesquisador Marcelo Zelic, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese (SP).

O QUE MOSTRAM AS CENAS? Pesquisando no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, Zelic encontrou o DVD “Arara”, fruto da digitalização de 20 rolos de filme 16mm, sem áudio. Um dos filmes mostra um dia festivo, em 1970, auge da ditadura militar do general-terrorista Garrastazu Médici, no quartel do Batalhão-Escola Voluntários da Pátria, da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Civis, crianças, jovens e velhos residentes do bairro Prado assistiam a formatura da primeira turma da Guarda Rural Indígena.
No palanque lotado, sorridentes, estavam autoridades federais e estaduais: o ministro do Interior, general José Costa Cavalcanti (signatário do AI-5 em 13/12/1968); o governador de Minas, Israel Pinheiro; o ex-vice-presidente da República e deputado federal José Maria Alkmin; o presidente da FUNAI, José Queiróz Campos; o comandante da Infantaria Divisionária (ID-4), general Gentil Marcondes Filho, secretários estaduais de governo e o comandante da PMMG coronel José Ortiga.

O que a fina flor da ditadura militar assistia do alto do palanque? Eles se deleitavam com 84 índios recrutados em aldeias Xerente, Maxacali, Carajá, Krahô e Gaviões marchando com fardas verdes e armados. Desfilavam para mostrar o que aprenderam em três meses de formação sob as ordens do capitão Manuel dos Santos Pinheiro, sobrinho do governador e Chefe de Ajudância Minas-Bahia, o braço regional da FUNAI.
Mostraram judô, demonstrações de captura a cavalo e condução de presos com e sem armas. O Jornal do Brasil deu a manchete “Os Passos da Integração”.

Então vem o “grand finale”: soldados da Guarda Rural Indígena marcham diante da multidão carregando um homem pendurado num pau-de-arara. O pau-de-arara foi a contribuição brasileira ao arsenal mundial de técnicas de tortura, usado desde os tempos do Brasil Colônia para punir “negros fujões”. O suplício ganhou o nome por lembrar as varas usadas para levar aves ao mercado, atadas pelos pés.

Na ditadura civil-militar o pau-de-arara era usado nos porões dos quartéis, as denúncias eram cinicamente sempre negadas. Mas, naquele filme de 26 minutos e 55 segundos, o suplício era exibido orgulhosamente, à luz do dia, em ato oficial. Sob os aplausos das autoridades e da multidão. Beirava ao fascismo. Os jornais e revistas da época , inclusive o Jornal do Brasil e a revista O Cruzeiro, esconderam as fotos incriminadorasnas reportagens.
A Comissão Nacional da Verdade tem um grande desafio pela frente: revelar como a ditadura reprimiu, puniu e torturou os indígenas brasileiros. Há relatos de espancamentos, arbitrariedades e estupros praticados contra os indígenas, pelos indígenas militarizados por generais do Exército Brasileiro, que comandavam a Polícia Militar.

Uma reportagem imensa foi assinada pela jornalista Laura Capriglione (Folha de S. Paulo, 11/11/2012), com fotogramas do desfile, inclusive a cena chocante do índio carregado no pau-de-arara. O filme é parte do acervo sobre 60 povos indígenas, coletado durante 40 anos pelo documentarista Jesco Von Puttkamer, um filho de alemães que foi parar nas prisões da Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por se recusar a se alistar no Exército nazista.
 

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?