1 de fevereiro de 2011

 

Deputado ACM Neto vai liderar o rebotalho do DEM na Câmara Federal

Não vai a lugar algum. O deputado federal baiano ACM Neto (DEM) derrotou seu colega do Paraná, Eduardo Sciarra, na disputa pela liderança do partido na Câmara por 27 a 16 votos. A vitória de Neto é a mesma do grupo do presidente nacional do partido, Rodrigo Maia, a ala que apóia Aécio Neves. Perdeu a ala ligada a Serra, a turma do Jorge “vamos derrotar a raça do PT” Borhausen.

Ops, mas, Aécio e Serra não são do PSDB? É isso mesmo. O outrora poderoso DEM, herdeiro das legendas que sustentavam a ditadura militar, não tem projeto próprio, está em plena decadência e se consome em disputar qual tendência do PSDB vai apoiar. Um típico partido-satélite.

O jornalista Fernando Rodrigues, na Folha (29/01/2011), publicou interessante artigo sobre o "Partidocídio do DEM". Segundo ele, "nascido das oligarquias, sem ligação orgânica com um setor da base da sociedade, o DEM parece ter optado por um partidocídio (...)não importa quem seja o líder na Câmara. A legenda sairá mais fraca. Lula disse uma vez desejar extirpar o DEM. Sem querer, foi premonitório”.

O DEM é uma legenda em decadência. Em 1998 (ainda como PFL) elegeu 105 deputados federais. Em 2002 elegeu 83 deputados. Em 2006, elegeu 65 deputados e em 2010 apenas 43.

A Bahia rejeitou o DEM. Em 1998, eram 20 deputados federais, em 2002 eram 19, em 2006 caíram para 13 e, agora, em 2010 foram eleitos apenas 6 deputados federais. E ainda acumulou a fragorosa derrota de José Carlos Aleluia ao Senado. ACM Neto lidera na Câmara Federal um partido de perdedores.

Os civis que apoiaram a ditadura militar (e seus flhotes) vão para a lata de lixo da história. Só para finalizar, o DEM nasceu da antiga ARENA, o partido da ditadura militar. Depois virou PDS, depois PFL e, como diz Fernando Rodrigues “numa tentativa patética de melhorar a imagem, transmutou-se em Democratas”.

É essa bancada patética que ACM Neto vai liderar.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?