31 de janeiro de 2011

 

Estadão faz a cabeça dos blogs baianos de política

É lamentável. Os dois principais blogs baianos especializados em política deixaram-se pautar pelo Editor de Política do Estadão, o velho e conservador jornalão paulista do PIG. Os editores do “Política Livre” e do “Bahia Notícias” repetem sem pensar a grosseira queimação do Estadão, que taxou de “baixo clero” o atual presidente da Câmara Federal, candidato a reeleição, deputado federal Marcos Maia (PT).

No intestino da notícia está o velho preconceito contra os líderes políticos de origem operária. Marcos Maia, como o ex-presidente Lula, tem formação de trabalhador metalúrgico, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, foi presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, ex-secretário de Administração do Estado, ex-presidente da Trensurb e da Associação Nacional dos Transportes Públicos. Foi reeleito deputado federal por três vezes e é o atual presidente da Câmara dos Deputados. ´

É candidato favorito á reeleição. Nada tem de “baixo clero”. A não ser que o Estadão identifique origem metalúrgica como “baixo clero”. Lula também foi vítima deste tipo de preconceito, e como foi. Lula era o “ignorante”, “bêbado”, “falastrão” e outros adjetivos criados nas redações do PIG.

O deputado federal Marcos Maia é muito bem articulado, angariou apoios para sua candidatura, tem circulado o Brasil fazendo campanha e é pleno favorito.

O ataque grosseiro do Estadão era previsível. Mas achei um suspanto (susto com espanto) que jornalistas baianos bem formados tenham entrado nessa armadilha ideológica.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?