29 de janeiro de 2011

 

Ato pró-Battisti reúne 70 ativistas em São Paulo, em Portugal artistas lançam canção “Hoje Battisti, amanhã tu”.

Um ato em defesa de Cesare Battisti, pivô de um impasse diplomático entre Brasil e Itália, e desculpa para exploração política de parte da mídia, levou no começo da tarde de sexta-feira (28) cerca de 70 ativistas à calçada em frente ao consulado italiano, na avenida Paulista, em São Paulo.

Manifestantes estenderam faixas em frente ao prédio, que fica próximo ao Conjunto Nacional e à estação de metrô Consolação. Lia-se nelas: “Liberdade a Cesare Battisti” e “Não à criminalização de Cesare Battisti e [dos] movimentos sociais”.

O apoio a Battisti tematizou discursos de representantes da esquerda brasileira, como integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e da Liga Operária. Membros de partidos políticos da esquerda, como PSOL e PCO, também estiveram lá.

Em carta ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, a presidente Dilma Rousseff indicou que manterá a decisão do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o italiano Cesare Battisti. Segundo Dilma, a decisão sobre a liberdade do italiano agora depende do STF (Supremo Tribunal Federal).

ARTISTAS PORTUGUESES APOIAM BATTISTI

O portal PORTUGAL DIGITAL informa que um grupo de artistas portugueses lançou, quinta-feira (27), uma canção de solidariedade ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, preso no Brasil, numa iniciativa da Comissão de Apoio a Cesare Battisti, em Portugal.

Do grupo de cantores fazem parte alguns dos nomes mais conhecidos da música portuguesa, como José Mário Branco, Amélia Muge, Camané e Paulo de Carvalho.
Battisti, que fez parte de um grupo de extrema-esquerda em Itália, foi condenado no seu país, à revelia, e com base na delação premiada, à prisão perpétua sob a acusação de participação em homicídios. Battisti nega os crimes.

No último dia do seu mandato, o ex-presidente Lula, com base no Direito Constitucional brasileiro, rejeitou o pedido de extradição. Lula acompanhou na decisão parecer nesse sentido do ex-ministro brasileiro da Justiça, Tarso Genro, atualmente governador do estado do Rio Grande do Sul.

Apesar da decisão presidencial, Battisti continua preso à ordem de ministros do Supremo Tribunal Federal que questionam a decisão de Lula.

A canção " Hoje Battisti, amanhã tu", com letra de Manuela de Freitas e José Mário Branco, e música de José Mário Branco, é interpretada por Aldina Duarte; Amélia Muge; Caman; Duo Diana & Pedro; Duo Virgem Suta; Fernando Mota; João Gil; Jorge Moniz; Jorge Ribeiro (grupo Baile Popular); José Mário Branco; Luanda Cozetti (Couple Coffee); Norton Daiello (Couple Coffee); Paulo de Carvalho; Pedro Branco e Tim.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?