2 de fevereiro de 2011

 

Novo presidente da Câmara, Marcos Maia, é um dos “100 cabeças do Congresso”


O deputado Marcos Maia (PT/RS), reeleito presidente da Câmara Federal, tem uma trajetória de luta em defesa dos trabalhadores. Obteve seu primeiro mandato em 2005, relegeu-se em 2006, foi vice-líder do PT entre 2006 e 2009 e ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara em fevereiro de 2009 a dezembro de 2010, quando assumiu a presidência da Casa, com a renúncia do deputado Michel Temer (PMDB-SP).


Nas eleições de 2010, Marco Maia conquistou seu terceiro mandato ao obter 122.134 votos, colocando-o entre os dez deputados federais mais votados pelos gaúchos.

Maia teve o desempenho reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que o indicou pelo quarto ano consecutivo como um dos "100 Cabeças do Congresso".

Na Câmara, o trabalho do deputado esteve focado em quatro áreas: políticas públicas (saúde, educação, assistência social); trabalho; transporte e agricultura familiar.

Sempre na defesa dos trabalhadores, apresentou projeto de lei visando a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. Atuou na defesa da licença-maternidade de 180 dias para as trabalhadoras, entre outras ações.

Marco Maia nasceu na cidade de Canoas (RS) e tem 46 anos. Exerceu as profissões de metalúrgico, torneiro mecânico e industriário.

Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

Atuou como Secretário Estadual de Administração e Recursos Humanos e presidiu a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT-RS) desde 1985.

Nada tem de “baixo clero”, como o Estadão divulgou e jornalistas incautos reproduziram.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?