18 de outubro de 2010

 

“SOU CATÓLICO, SOU JOVEM, SOU DILMA”

LEIAM O DOCUMENTO “JOVENS CATÓLICOS SOBRE O PROCESSO ELEITORAL”. ELES SE POSICIONAM EM DEFESA DE UM BRASIL JUSTO, LIVRE E IGUALITÁRIO. DESCARTAM O NEOLIBERALISMO E O CONSERVADORISMO. REJEITAM OS DESMANDOS DA ERA FHC. APLAUDEM O GOVERNO LULA E APOIAM DILMA PRESIDENTE. ELES TERMINAM ASSIM O DOCUMENTO: SOU CATÓLICO, SOU JOVEM, SOU DILMA. VOTE 13.

Segue a íntegra:

Jovens católicos sobre o processo eleitoral

O processo eleitoral nos desafia a refletir sobre que tipo de projeto de desenvolvimento se coloca para a sociedade brasileira, em especial para a juventude. A despeito dos largos passos dados nos últimos anos na construção da pluralidade religiosa e no combate à intolerância, temos assistido no Brasil um processo fundamentalista de criminalização da atividade política de quem, a partir da fé e do envolvimento comunitário, quer transformar a realidade.

Ao mesmo tempo, este processo cria uma indevida utilização dos preceitos religiosos para o benefício de uma candidatura escondendo, por trás do discurso da moral, a posição política daqueles que querem de volta o conservadorismo e a lógica neoliberal para o centro do comando do executivo federal do país.

Assim como dezenas de intelectuais, agentes de pastoral, bispos, padres, religiosos e religiosas nós, jovens católicos abaixo-assinados, posicionamo-nos em defesa de um Brasil justo, livre e igualitário e combatemos o retrocesso conservador representado pela candidatura do tucano José Serra (PSDB).

Sabemos a partir do que fez à frente do poder público como Prefeito de São Paulo, Governador e Ministro do governo FHC que, apesar da pele de cordeiro, o candidato tucano representa o retorno ao receituário neoliberal, ao achatamento do salário mínimo, às privatizações, ao tratamento truculento aos movimentos sociais e às grandes taxas e impostos, além de tratar a juventude e os demais temas sociais que nos atingem direta ou indiretamente como casos de polícia, e não como base para políticas públicas específicas.

Em outras palavras, o desrespeito à vida, à dignidade humana e a paz!

Recordamo-nos das grandes lutas travadas pelos movimentos populares contra os desmandos da Era FHC e, por isso, temos clareza de que um eventual Governo José Serra significaria grandes prejuízos às políticas de juventude, com fechamento dos espaços de diálogo com as organizações juvenis, redução dos recursos para os programas sociais e fortalecimento das políticas repressivas, com a caracterização de políticas de extermínio da juventude, notadamente a juventude negra.

Além disso, a proposta de redução da maioridade penal, criminalizadora da juventude, que ataca os efeitos e não as causas, ainda hoje vigente no Senado, amplamente combatida pelos movimentos de juventude, pelas igrejas, pela CNBB e pela própria Conferência Nacional de Juventude, parte dos aliados conservadores do PFL/DEM que estão como vice na chapa de Serra.

Ao contrário do que vivemos no governo FHC assistimos no governo Lula a uma série de avanços no conjunto das políticas sociais e no diálogo com as organizações populares.

Com forte colaboração da ministra Dilma Roussef a juventude brasileira participou de um importante processo de consolidação das políticas de juventude com a criação da Secretaria e do Conselho Nacional da Juventude, a realização da I Conferência Nacional de Políticas Juventude e recente aprovação da PEC da Juventude que assegura no texto da Constituição os/as jovens como sujeitos de direitos.

Os próximos passos, que não podem ser ameaçados por um retrocesso, são a consolidação do Estatuto Nacional de Juventude e do Plano Nacional de Juventude.

A juventude católica abaixo-assinada saúda a candidata Dilma Roussef pela sua posição clara em defesa da dignidade humana, em defesa da juventude e compreende que em seu governo assistirá a continuidade de políticas como o PROJOVEM, PROUNI e Praças da Juventude, ao contrário das práticas dos governos de Serra (como prefeito e governador de São Paulo), marcados pelo autoritarismo e pela repressão ao movimento social.

Não podemos nos calar diante da leviana utilização do discurso religioso como forma de ofender a candidata Dilma Roussef. É evidente o respeito de Dilma aos valores cristãos, à unidade na diversidade, a dignidade da pessoa humana e a defesa da juventude.

Acreditamos que a sua história se confunde com a luta pela democracia, pela liberdade religiosa e pela liberdade de imprensa. Não podemos acreditar na enxurrada de mentiras divulgadas diariamente com interesse de difamar a candidata.

Precisamos assumir com ousadia o nosso desafio militante e lançarmo-nos numa grande rede contra a mentira e defesa da juventude. Dilma concretiza, na presidência, a opção preferencial que vivemos enquanto comunidade católica na América Latina: a opção por todos e todas, especialmente por aqueles/as que mais precisam, os/as pobres e os/as jovens.

Converse com seus colegas, amigos/as, vizinhos/as, colegas de trabalho e comunidade. Acesse o site www.dilma13.com.br e veja a versão verdadeira das muitas mentiras divulgadas pela internet, enfim, vamos as urnas eleger Dilma 13 e continuar nas ruas em trincheira por um Brasil livre, soberano e democrático.

Sou católico, Sou Jovem, Sou Dilma! No dia 31 de outubro vote 13!

Brasil, 18 de outubro de 2010

Seguem 268 assinaturas de jovens católicos, estudantes, agentes de pastoral, professores, religiosos, todos envolvidos de maneira organizada nos movimentos de evangelização.

Das 268 assinaturas, destaquei as da Bahia, mas, mantive a numeração em que os baianos estão no documento original.


1. Felipe da Silva Freitas – bacharel em direito, presidente do Conselho Estadual de Juventude e Coordenador Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens, PJ (BA).

2. Hildete Emanuele Nogueira – secretária nacional da Pastoral da Juventude (BA)

10. Elis Souza dos Santos – pedagoga e membro da Coordenação Nacional da PJ (BA)

20. Claudia S. da Silva - Assessora Nacional da PJMP e Assessora Regional da PJB Ne. 3 (BA)

26. Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da Silva – Assessora da PJ Salvador (BA)

61. Maria Aparecida da Silva (Cidinha) - ex. Secretária Nacional da PJB (BA)

72. Michele Vieira – militante da Pastoral da Juventude, assessora da Frente
Parlamentar de Juventude da Assembléia Legislativa da Bahia (BA)

73. Beatriz Marins – militante da Pastoral da Juventude Rural

74. Adriano Brad – militante da Pastoral da Juventude Rural

75. Gilmar Andrade – assessor da Pastoral da Juventude Rural do Regional Ne3 (BA)

83. Maicelma Maia – Pedagoga, articuladora das Pastorais da Juventude Bahia e Sergipe (BA)

88. Neide Pinto Santos – estudante de pedagogia UEFS, militante da Pastoral da Juventude (BA)

90. Joseane Araripe de Lima - militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)

91. Edvam Pinto Santos – PJ – Paróquia Imaculada Conceição, Feira de Santana (BA)

92. Sylla Pinto Santos – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)

93. Helenilde Texeira da Silva – agente de pastoral – Arquidiocese de Feira de Santana (BA)

94. Leonardo Santana Marques – agente pastoral – Arquidiocese de Feira de Santana (BA)

95. Tiago Santos de Miranda – PJ Paróquia Sr. Do Bonfim, Feira de Santana (BA)

96. Sara Maria Santos de Miranda, Assessora da Pastoral da Juventude – Paróquia Sr. Do Bomfim, Feira de Santana (BA)
109. Jair Alves Costa – assessor da Pastoral da Juventude (BA)

100. Jadeilson Gomes, Secretário Regional da Pastoral da Juventude Regional NE3 (BA)

114. Naiade Soares de Souza- Militante da PJ, Tanquinho (BA)

164. Deisy Rocha Farias – militante da Pastoral da Juventude (BA)

170. Catiane A. Lima – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)

171. Antonio B. Bizerra – agente de pastoral, Arquidiocese de Feira de Santana (BA)

172. Nailtom Santos – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)

204. Carla Saadia Oliveira Moreira – Assessora da PJ Salvador (BA)

205. Bruno Conceição – Equipe de comunicação da PJ Salvador (BA)

206. Jaqueline Daiane Calmon – Secretaria executiva da PJ Salvador (BA)

Comments:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
DO BLOG O RECÔCAVO- DIZEM QUE A GRAVAÇÃO FOI FEITA EM MURITIBA BAHIA.

Denúncia: militante do PSOL denuncia campanha suja na Bahia
João Paulo Fraga Diniz Guerra mora em Salvador. João é militante do PSOL e votou em Plínio Arruda, no primeiro turno. No segundo turno, João Guerra garante: votará nulo.

Nesta segunda-feira (18), João Guerra foi surpreendido em sua casa por uma ligação telefônica, aonde uma gravação anônima trazia pesadas críticas à candidata Dilma Rousseff (PT) e fazia referências à Erenice Guerra.

João revela que, no final da gravação, era transmitida a seguinte mensagem: “Dilma disse que não sabia. Você acredita?”.
João Guerra resolveu denunciar a ilegalidade e, por telefone, concedeu esta entrevista ao nosso blogue.
Para ouvir a denúncia, aperte o play.

Todas as cidades do Recôcavo baiano amanheceu com essa gravação nos telefones fixo. Na cidade de Milagres, todas as casas já receberam a gravação e dizem que é da OI, só na casa da minha mãe já recebeu 2 ligações,uma ontem e outra hoje.
Creio que a oi tem que se pronunciar.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?