11 de agosto de 2008

 

Trabalhadores perdem padre Cláudio Perani

A luta dos trabalhadores do Brasil perdeu um grande militante. O padre Cláudio Perani, jesuíta italiano, faleceu em Manaus dia 8 de agosto, de câncer, aos 78 anos. O padre Cláudio Perani viveu muitos anos em Salvador. Fundou o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) e desafiava a ditadura militar.

Esteve presente em todo o processo de luta pela anistia política e participou ativamente da fuga de Theodomiro Romeiro dos Santos, o primeiro militante condenado à morte pelo militares fascistas. De Salvador Perani foi para Manaus, como o primeiro Superior do Distrito dos Jesuítas na Amazônia.

Morreu na luta pela justiça social. Leia a obra “Sonhos e Desejos dos Lavradores: Desafios para a CPT”, escrito por ele em parceria com José de Souza Martins, com base nas avaliações sobre a ação da Comissão Pastoral da Terra, as experiências de luta, os desejos e desencantos dos trabalhadores, a verbalização da esperança e da desesperança dos lavradores.

Leia a cartilha da Arquidiocese de Manaus sobre “Eleições 2008”. Cláudio Perani era um dos organizadores da cartilha, de combate à corrupção eleitoral e de esclarecimento sobre a política partidária e o papel do eleitor.

LEIA NOTA DA ARQUIDIOCESE DE MANAUS

MANAUS - Faleceu nesta madrugada de sexta-feira, 08 de agosto, em Manaus[AM], o Pe. Cláudio Perani, uma semana antes de completar 77 anos de idade. Pe. Cláudio tinha 55 anos de vida religiosa na Companhia de Jesus, tendo sido o primeiro superior do Distrito dos Jesuitas na Amazônia, hoje REGIÃO BRASIL AMAZÔNIA [BAM]. Antes disso, havia trabalho e coordenado por vários anos o CEAS [Centro de Estudos e Ação Social], em Salvador[BA]. A sua mais recente missão como jesuíta foi coordenar o SARES [Serviço de Ação e Reflexão Social] em Manaus.

A ESTE GRANDE COMPANHEIRO DE JESUS O NOSSO ADEUS CHEIO DE GRATIDÃO E RECONHECIMENTO PELO TESTEMUNHO DEIXADO PELA SUA VIDA E VOCAÇÃO DE AMOR E SERVIÇO, ESPECIALMENTE AOS MAIS POBRES E EXCLUÍDOS.

LEIA NOTA DA CESE DE SALVADOR

O Brasil se despede de um grande sábio

A Bahia, o Brasil, todas as pessoas que lutam por justiça e direitos perdem Cláudio Perani, padre jesuíta de incontestável importância no processo de democratização do país. Acolhedor das vítimas da injustiça e do desrespeito às diferenças, valorizador extremado da sabedoria popular.

A CESE está de luto e une-se a todas as pessoas e entidades que o conheceram para reavivar suas grandes utopias e contribuições, espalhando-as por toda a parte por onde deu seu testemunho.

Obrigada, Cláudio, irmão e profeta de todos nós.

Eliana Rolemberg
Diretora Executiva da CESE
Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Comments:
O CEAS e outras organizações estarão celebrando a memória de Pe. Perani no Santuário de Fátima (Colégio Antônio Vieira)com um ato inter-religioso no dia 8 de set, às 18:30 h em SAlvador/Ba. Todas as organizações e entidades estão convidadas para participar deste ato... o CEAS e a CESE podem enviar-lhe o convite.Contato: secretaria@ceas.com.br
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?