7 de agosto de 2008

 

Ex-governador Waldir Pires recebe título na Assembléia Legislativa da Bahia

Com a presença do governador Jaques Wagner, Waldir Pires, ex-governador da Bahia e ex-ministro de Estado recebeu (quinta, 7), em Sessão Especial na Assembléia Legislativa da Bahia, o título de “Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira”. Criado em 1993, o título é concedido aos baianos reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e sócio-econômico da Bahia.

Waldir Pires proferiu um longo e emocionado discurso, lamentou a ausência da esposa, Yolanda Pires, morta em 2005 e com quem foi casado por 54 anos. “A mulher da minha vida, que costumo dizer que foi a minha sorte grande”.

Na entrevista concedida aos jornalistas, disse ser um dia de emoção. “Estou em paz, não me arrependo de nada que fiz na política porque sempre pratiquei uma política de diálogo para a convivência e o bem estar do meu povo”, afirmou o político de 82 anos.

Para o governador Jaques Wagner, Waldir Pires é uma referência. “Foi uma merecida e bonita homenagem nestes tempos de aridez, porque como cidadão e como homem público ele sempre pensou no bem coletivo e não em vantagens pessoais. Eu não poderia estar ausente”.

O Plenário da Assembléia Legislativa estava lotado. Dezenas de pessoas, entre parentes, amigos, ex-colaboradores e contemporâneos de Waldir Pires, foram à Sessão Especial, além de admiradores como o governador, um dos convidados a entregar o título, juntamente com o filho do ex-governador, Francisco Pires, o jornalista Emiliano José e a deputada estadual Marizete Pereira, autora da proposição. O único candidato a prefeito presente foi Walter Pinheiro (PT).

“A vida de Waldir Pires encerra todos os argumentos para a concessão da medalha João Mangabeira. Ele sempre foi incansável na sua luta pela liberdade e justiça social”, justificou a deputada se referindo ao ex-governador como um dos mais ilustres filhos da Bahia.

Waldir Pires nasceu em 21 de outubro de 1926, na cidade de Acajutiba (BA). Em 1954, iniciou sua vida parlamentar como deputado estadual. A convite do presidente João Goulart, assumiu em 1963 o cargo de Consultor-geral da República, elaborando a Lei de Remessa de Lucros e Dividendos e a Lei de Reforma Agrária. Paralelamente, era professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília. Com o golpe militar de 1964, foi para o exílio no Uruguai e de lá para França, onde voltou a exercer o ofício de professor de Direito.

Em 1974, em plena ditadura, retornou ao Brasil e em 1985 foi nomeado ministro da Previdência Social no governo Sarney ( que sucedeu ao presidente Tancredo Neves) , zerando as contas da Previdência. Em 1986 foi eleito governador da Bahia. Com a vitória de Lula em 2002, foi convidado para assumir a Controladoria-Geral da União (CGU), criando o Portal da Transparência, onde o cidadão pode acompanhar e fiscalizar os gastos públicos. Em 2006, assumiu o Ministério da Defesa.

Comments:
Muito bem pensado pela deputada Marizete Pereira, esta homenagem ao ilustre homem público, Waldir Pires, que faz a boa política em defesa do povo do Brasil, especialmente em defesa do povo da Bahia, Estado que teve a graça de ser a terra natal deste que, na minha opinião, é uma das pessoas mais importantes e honestas do Brasil. Sinto-me também homenageado, quando o destacado e querido homem público baiano recebe quão grande honraria. Como bem disse o governador Jaques Wagner, o nosso Waldir é uma referência moral, e, para mim, Waldir é uma referência também cultural e intelectual. Considero-o como nosso grande patrimônio.
Parabés, deputada Marizete Pereira, pela feliz iniciativa.
Felicito o governador Waldir Pires, pela distinção que recebera, ao mesmo tempo que desejo-lhe muitos anos de vida junto com nosso povo.
Fraterno abraço!!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?