7 de agosto de 2008

 

Waldir Pires (PT) recebe homenagem da Assembléia Legislativa da Bahia

Waldir Pires será homenageado hoje (quinta,7 de agosto) na Assembléia Legislativa da Bahia. O ex-governador vai receber o título de “Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira” em Sessão Especial, às 15h, no Plenário.

Waldir Pires tem um longo currículo de luta. Foi quatro vezes deputado federal (1955-1959, 1959-1963, 1991-1995 e 1999-2003) e exerceu o cargo de governador da Bahia entre 1987 e 1989. Também foi ministro da Controladoria-Geral da União (2003-2006), ministro da Previdência e Assistência Social (1985-1986) e secretário no governo baiano (1951-1953). Como professor de direito constitucional, trabalhou na Universidade Católica da Bahia e na Universidade de Brasília (UnB). Exilado em Paris deu aulas para sobreviver.

O site do escritor, jornalista e ex-deputado Emiliano José conta a história de Waldir Pires a partir do golpe militar de 1964. Já está no capítulo 40 da obra “Lembranças do Mar Cinzento – 3”.

É fácil e é difícil falar de Waldir Pires. Era Consultor-Geral da República em 1964. Na noite do golpe, ele e o então chefe da Casa Civil, Darcy Ribeiro, tentaram resistir no Palácio do Planalto, enquanto o Congresso Nacional, dominado, declarava vago o cargo de presidente.

Waldir foi exilado e teve os direitos políticos cassados pela ditadura. Morou no Chile e no Uruguai e retornou ao Brasil em 1974, sob risco de ser preso, cinco anos dantes da anistia. Começou então uma trajetória de luta pela redemocratização do país. Hoje Waldir Pires é do PT. Mas foi no PMDB que enfrentou a luta pela redemocratização

Foi emblemático, quando o presidente Lula nomeou Waldir Pires para o Ministério da Defesa, exatamente 42 anos depois que o golpe depôs o presidente João Goulart. Um dos últimos sobreviventes do governo derrubado pelos militares passava a comandar um efetivo de 300 mil homens. Foi o primeiro político de esquerda a assumir o Ministério da Defesa.

Antes, Waldir Pires exercia o cargo de ministro do Controle e Transparência, titular da Controladoria-Geral da União (CGU), que iniciou uma verdadeira operação mãos limpas no país. Tudo que vemos hoje de operações da Polícia Federal, fiscalização de verbas públicas federais, tem origem no trabalho de limpeza proposto por Waldir Pires no Governo Lula.

Quando Waldir Pires foi eleito governador da Bahia em 1986, pelo PMDB, impôs uma das mais acachapantes derrotas ao falecido ACM, com mais de um milhão de votos de frente.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?