11 de agosto de 2008

 

Jornais oferecem espaços generosos aos saudosos da ditadura

Deu no Observatório da Imprensa: Título: "Tortura nunca mais, o que a imprensa não esclarece". Texto de Luciano Martins da Costa. O que a imprensa não esclarece? Eles ficam repetindo, repetindo, repetindo que se está propondo a revisão da Lei da Anistia. Não é nada disso, mas no outro dia aparece a mesma "informação". Para punir os torturadores não é necessário rever a Lei da Anistia. A tortura não é considerada crime político em nenhum país civilizado. É um ato de barbárie praticado por indivíduos covardes, desprovidos de qualificações para serem aceitos como agentes do Estado.

LEIA NA ÍNTEGRA:

O noticiário de sexta-feira (8/8) sobre a reunião do Clube Militar, no Rio, mostra senhores vestindo ternos e não em uniformes de campanha. Da mesma forma cautelosa, os participantes evitaram apresentar fotografias e textos sobre autoridades do atual governo que participaram da luta armada.

Com isso, o embrião da crise volta para a geladeira e deve sumir dos jornais por uns tempos. Mas o fato de o assunto ser colocado de lado não quer dizer que esteja resolvido. Em parte, porque quase todas as manifestações reproduzidas pela imprensa repetem o erro de afirmar que o ministro pretende revisar a Lei da Anistia. Não é isso que está em questão.

O que gerou a celeuma é a hipótese de que os crimes comuns, como torturar alguém que não pode se defender, precisam ser levados a julgamento.
Atos de barbárie

Os jornais ofereceram um espaço generoso aos militares que se rebelam contra a possibilidade de punição para os agentes das Forças Armadas e da polícia que torturaram presos durante o período mais tenebroso da repressão à luta armada contra a ditadura. Mas não esclarecem que muitos brasileiros foram torturados e até mortos pelo simples fato de serem opositores ao regime de exceção, sem nunca terem tocado numa arma.

O jornalista Vladimir Herzog e o operário Manoel Fiel Filho, mortos sob tortura em dependências do DOI-Codi, em São Paulo, são símbolos da ação criminosa de agentes a serviço do Estado, praticado contra cidadãos de paz.

Muitos outros brasileiros, inclusive estudantes e trabalhadores que eram jovens demais para serem considerados como uma ameaça ao Estado, foram submetidos a suplícios que a consciência humana não pode admitir.

Não por acaso, a tortura não é considerada crime político por nenhum povo civilizado. Porque é ato de barbárie praticado por indivíduos covardes, desprovidos de qualificações para serem aceitos como agentes do Estado.

A imprensa poderia estar questionando se as Forças Armadas deveriam ter em seus quadros elementos dessa natureza. Levá-los a julgamento seria uma forma de enobrecer a instituição.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?