12 de abril de 2012

 

CULTURA: ONG mineira oferece laboratório completo sobre cerâmica

Para não dizer que só falo de política:

A ONG CONTATO – Centro de Referência da Juventude, sediada em Belo Horizonte (MG) está tornando pública uma Convocatória para Laboratório de Artes, um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura.

O objetivo é a formação de um grupo voltado para práticas associadas ao trabalho criativo. Busca-se criar um espaço de convivência colaborativa que compartilhe a troca de conhecimentos entre os participantes, acadêmicos e artistas reconhecidos estabelecendo uma rede de pesquisa, formação, experimentação e produção em arte.

Durante quatro meses os participantes frequentarão um processo de formação envolvendo oficinas, palestras e seminário que serão ministrados por artistas e profissionais da área da arte da cidade de Belo Horizonte e de outras regiões do Brasil.

O Laboratório trabalhará a Cerâmica e suas possibilidades.

As palestras serão abertas ao público em geral, como um modo de ampliar o diálogo e a troca de conhecimentos entre os participantes do grupo e outros profissionais da área. Será disponibilizada uma plataforma digital para aprendizado à distancia, acompanhamento dos trabalhos e participação de convidados e interessados.

A ferramenta será aberta ao público em geral visando compartilhar e difundir todo o percurso formativo dos participantes, além de divulgar as ações do projeto e a publicação final. O grupo terá três consultores no decorrer dos trabalhos.

Uma orientadora prático-teórica, que auxiliará e guiará o estudo poético e a produção das obras artísticas. Um orientador técnico, que colaborará na construção de massas e esmaltes cerâmicos. Um arte-educador que acompanhará todos os trabalhos no ateliê e que assistirá os participantes no que for necessário.

O ateliê ainda contará com três monitores auxiliares e serão convidados artistas residentes para desenvolver projetos especiais junto ao grupo, além de palestras com professores educadores e artistas .

Ao longo dos quatro meses, tempo de duração da residência criativa em cerâmica, cada participante terá, em contrapartida, que dedicar quatro horas diárias, em três dias na semana, ao desenvolvimento dos estudos e trabalhos visando a elaboração de uma obra artística e/ou educacional em cerâmica que integrará a mostra e publicação final.

Um destes três dias será de presença obrigatória, junto às orientações, oficinas, aulas abertas e/ou outros. Ao longo da residência cada participante do projeto terá que desenvolver uma aula prático-teórica que ministrará ao grupo e comporá o seminário de residentes do projeto.

CALENDÁRIO:
Abril: inscrições e seleção de residentes.
Maio a julho: desenvolvimento das propostas apresentadas, palestras, aulas, oficinas e projeto especiais.
Agosto: exposição e publicações finais.
Carga horária: 3 dias da semana à combinar, sendo que 1 dia é de presença obrigatória.

Palestras (Aulas Abertas)
Benedikt Wiertz - A cerâmica na Arte Contemporânea - Tradição e Inovação.
Joaquim Chavaria - Sugestão: Fornos e queimas alternativas (a confirmar).Orientadores (Consultorias)
Adel Souki - Orientação Geral.
Bruno Amarante - Orientação Técnica.
Celso Lembi - Acompanhamento e auxílio à produção.

Artistas Residentes (Oficinas)
Marco Paulo Rolla - Proposta a ser apresentada pelo artista.
Oficina 2 - O Tema será sugerido e definido pelo grupo de participantes.
Monitoria (Ateliê)
Alex Santana - Acompanhamento dos trabalhos e interlocução do grupo.
Anderson Medina - Acompanhamento dos trabalhos e interlocução do grupo.
Jessica Martins - Acompanhamento dos trabalhos e interlocução do grupo.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Sede da ONG CONTATO - Rua Pouso Alto, 175 - Bairro Serra, Belo Horizonte - MG.
Obs.: a programação de palestras, aulas e projetos especiais poderá ser alterada pela equipe do projeto.

COMO PARTICIPAR:
Público alvo: Interessados em desenvolver propostas artísticas e / ou educacionais envolvendo a cerâmica. Faixa etária: acima de 16 anos.
Inscrições: 5 de abril à 20 de abril de 2012.

Envie um email contendo: Propostas Artísticas e/ ou Educacionais em cerâmica e Currículo para o email: ongcontato@gmail.com. Cada candidato poderá inscrever de uma a três propostas a desenvolver ou a dar continuidade. Título do email: INSCRIÇÃO LABORATÓRIO DE ARTES - “Nome do Proponente”.

Resultado da seleção: 25 de abril de 2012.

Todas as atividades serão gratuitas e o custos com os materiais utilizados durante as oficinas serão de responsabilidade do projeto

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PONTUAÇÃO:
Proposta artística e/ou educacional - 6 pontos.
Currículo - 4 pontos.

MAIS INFORMAÇÕES: (31) 3281-5326 ou pelo email ongcontato@gmail.com

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?