11 de abril de 2012

 

Salvador merece um Waldir Pires vereador

Confesso que até hoje me impacta a decisão do ex-governador Waldir Pires de se lançar candidato a vereador de Salvador. É mais que uma questão eleitoral. É um gesto de cidadania ativa de um homem que tem uma história de luta pela construção da democracia. Afinal, são 85 anos de vida. Não sei se Waldir Pires será ou não um grande puxador de votos para a chapa de Nelson Pelegrino, candidato a prefeito pelo PT. Mas, com certeza, imprimirá uma marca de seriedade, honestidade, compromisso com a política – único caminho para a construção do bem-estar na sociedade. Isso quer dizer que Waldir Pires novamente será a voz da mudança.

Salvador vive um momento difícil. O prefeito está nas mãos de empreiteiras predadoras. E há uma desarrumação em todos os setores básicos da vida das pessoas. Assim como o Senado e a Câmara dos Deputados tem um papel importante no plano federal, a Assembléia Legislativa no plano estadual, a Câmara de Vereadores tem uma grande parcela de responsabilidade no plano municipal, principalmente tratando-se de uma capital de 3 milhões de habitantes. Sobretudo, o próximo prefeito terá que manter uma interlocução saudável com os vereadores, também enredados na trama das empreiteiras que tomaram o poder.

Evidente que há um descrédito entre os cidadãos, um sentimento negativo em relação à política e aos políticos. Ministros caem, escândalos pipocam. Mas, com certeza, não será o falso moralismo o caminho a ser trilhado por um Waldir Pires, a antítese do político profissional. Não é preciso ser profeta para saber que Waldir Pires vai caminhar com transparência, um modelo que ele próprio criou ao fundar a Controladoria-Geral da União (CGU). Salvador merece isso. E acredito que o candidato Waldir Pires vai mobilizar os cidadãos que se desmobilizaram diante dos descaminhos. Bom para Salvador, bom para a Bahia, bom para o Brasil.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?