18 de agosto de 2011

 

Documentário sobre Marighella fortalece homenagem proposta pelo deputado Emiliano


Está na Folha de S. Paulo (18/08). A cineasta Isa Grinspun Ferraz, sobrinha do ex-líder comunista assassinado numa emboscada em novembro de 1969, anuncia para outubro o lançamento do documentário “Marighella”. Por uma feliz coincidência, a obra fortalece o Projeto de Lei da autoria dos deputados Emiliano José (PT-BA) e Edson Santos (PT-RJ), propondo que Carlos Marighella e Luis Carlos Prestes sejam incorporados ao livro “Heróis da Pátria”, que é depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

O deputado federal baiano Emiliano José, autor do livro “Carlos Marighella: o inimigo número um da ditadura militar”, ele próprio ex-preso político da ditadura, defende que Marighella e Prestes merecem o título por suas importantes e marcantes passagens na História do Brasil. “Eles estão entre os principais nomes da luta revolucionária, comunista, democrática, patriótica e socialista no Brasil. Seus nomes jamais serão apagados da memória do povo brasileiro”, afirma o parlamentar.

No documentário “Marighella”, de uma hora e 40 minutos de duração, Isa Ferraz desfia a trajetória do ícone da esquerda brasileira, que acabou assassinado em 1969. “Meio século da história do país pode ser contado a partir dos acontecimentos em sua vida: a gênese do comunismo baiano, mulato, do qual Jorge Amado era partidário; o conflito entre integralistas e comunistas; a legalização do Partidão; a clandestinidade; a frustração com Stalin; o golpe militar e, por fim, a luta armada”, escreve o jornalista Morris Kachani, em sua matéria no jornalão.

Isa Ferraz, que é socióloga formada na USP, afirma: “A idéia é desfazer o preconceito que até pouco tempo atrás havia contra meu tio. Era um nome amaldiçoado, sinônimo de horror. Além da vida clandestina e do ciclo de prisões e torturas, procuramos mostrar também o poeta, estudioso, amante do samba, praia e futebol e, acima de tudo, o grande homem de idéias que ele foi”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?