7 de março de 2011

 

Você tem idéia do que significa democratizar a mídia?

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) afia a espada para enfrentar a batalha pela democratização da mídia. Indicado pelo PT, ele integra como titular a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Ele sabe do tamanho do problema, tanto que, em seu primeiro pronunciamento sobre o assunto, foi logo avisando: “a luta pela democratização da mídia passa pela participação popular”. Um passo importante será a criação da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação. Você tem idéia do problemão que significa democratizar a mídia? O Editorial do blog “Fazendo Media” dá uma idéia.

EDITORIAL BLOG FAZENDO MEDIA

Quando quatro corporações (Viacom, Disney, AOL Time-Warner e Rupert Murdoch) concentram 90% da produção de jornais, rádios, televisão, teatro e cinema, fica descaracterizada qualquer possibilidade de democracia nos meios de comunicação.

No Brasil, seis grupos controlam 667 estações de rádio e televisão. A informação produzida por este oligopólio é manipulada e envenenada de acordo com interesses outros que não os da sociedade.

Os veículos de comunicação da grande mídia limitam-se a transmitir as informações de maneira a agradar a elite político-econômica que a controla.

Para isso, distorce fatos, fabrica versões, descontextualiza acontecimentos e omite detalhes. Espalha o conformismo.

Dessa forma, molda percepções e define estilos de vida. Constrói e sustenta os paradigmas que permitem a manutenção do status quo.

Assim, observa-se uma grave distorção de valores. Em lugar da comunicação ética, voltada para o desenvolvimento social, tem-se uma comunicação voltada única e exclusivamente para o lucro, embora muitas vezes dissimulada por campanhas superficiais, que estimulam o mais baixo tipo de caridade – aquela que meramente consola, conforma e humilha, sem nunca questionar a crescente desigualdade social.

Por isso, perdemos a confiança na grande mídia.

O papel dos meios de comunicação deveria ser democratizar o saber, educar, investigar e denunciar a corrupção. Entretanto, hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar tais qualidades numa redação – entregue aos desmandos de empresas que insistem em colocar o lucro acima da vida.

Por isso tudo, desenvolveremos nosso trabalho a partir de duas linhas de ação conjuntas:

> Atuar junto aos que absorvem a informação sem qualquer tipo de questionamento, revelando os interesses político-econômicos que levam à publicação de determinadas notícias, sob determinados ângulos;

> Fornecer informações aos leitores que não são encontradas na grande mídia, fazendo uso de pesquisa e de reportagens com recursos próprios.

LEIA NO ORIGINAL

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?