8 de fevereiro de 2011

 

Lula turbinou prefeituras do PT? O povo agradece.

Ingrata tarefa a dos servis funcionários da Folha de S. Paulo. A redação foi atrás de prefeituras do PT que receberam benefícios na Era Lula. Descobriram que, de fato, as prefeituras administradas pelo PT receberam verbas federais, assim como as prefeituras administradas por partidos que integraram a base governamental. “Na saída do governo, Lula turbinou prefeituras do PT” esta é a manchete que claramente tenta, não criminalizar, porque a Folha não é tão estúpida, mas sim lançar uma desconfiança sobre os reais objetivos do ex-presidente Lula.

A manchete da Folha de S. Paulo (pág A-4 de 06/02/2011) contém uma pequena mentira. A reportagem tenta mostrar que Lula teria “turbinado” não somente as "prefeituras do PT", mas de todos os partidos da base governamental, como PMDB, PP, PSB, PDT, PCdoB e PR. A imprecisão visa atacar o PT.

Já o texto da reportagem contém uma grande mentira. A expressão “na saída do governo” significa “no último ano do mandato”. Impossível qualquer governante não liberar recursos federais para obras estruturantes como uma ferrovia e várias rodovias em Maringá, para usar o exemplo da “reportagem”.

Para efeito de análise, a Folha elegeu 80 municípios. Como a mentira tem pernas curtas, impossível não registrar que dez prefeituras eram do PSDB, outras eram do DEM, a exemplo de Blumenau, sem esquecer São Paulo (DEM), que recebeu gordas verbas, já que das 80 eleitas a capital paulista ocupou o 69º lugar.

Onde estaria a deformação administrativa, segundo os critérios da reportagem da Folha? Ah! 21 municípios eram administrados pelo PT, e 16 eram administrados pelo PMDB. E receberam verbas federais para construção de escolas, obras de saneamento, habitação, construção de hospitais, escolas, quadras esportivas.

A reportagem da Folha chega a ser kafkiana. As verbas federais foram acordadas no último ano do governo Lula e, incrível, serão aplicadas em obras no decorrer de 2011, um ano antes das eleições de 2012, quando seriam enfim inauguradas. Você pode não acreditar, mas isso está escrito na reportagem, como sinal óbvio de interesse eleitoral do presidente Lula. Pelo jornalismo-molecagem da Folha, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

A foto que ilustra a “prova do crime” do ex-presidente Lula é a bela fachada do Hospital de São Bernardo (UPA União/Alvarenga), que, segundo a legenda da foto, foi CONCLUÍDO com verbas federais e interpretado como um boom de obras no reduto de Lula.

O curioso é que os jornalistas servis da Folha não ousam afirmar que há irregularidades nos convênios do governo federal com as prefeituras. As informações foram garimpadas do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os municípios selecionados pela Folha estão na faixa dos 200 mil habitantes, cada.
Estou enviando cópias da reportagem para prefeitos da Bahia. Ela prova que é bom para o povo integrar a base governamental. Se Lula cumpre a palavra, Dilma também vai cumprir, já que ela se espelha em Lula.

A Folha não é o retrato da própria decadência?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?