7 de fevereiro de 2011

 

Rumo a Dakar, Nilmário Miranda encontra Lilian Celiberti e também esbarra no racismo espanhol - II

Em novo comunicado Nilmário Miranda comenta que:

I - A Espanha tem um terço da população brasileira e destinou aos partidos políticos 82 milhões de euros, e nenhum jornal fez sensacionalismo. Os países europeus que tem democracias mais antigas financiam os partidos, instituições indispensáveis na democracia.


II - No vôo Madrid-Dakar estava Lílian Celiberti. Ela e Gumercindo Diaz eram militantes do Partido de La Vitória Del Pueblo Uruguaio e foram presos em Porto Alegre pelo DOPS gaucho e entregues à ditadura uruguaia. Era a sinistra Operação Condor.

III - Felizmente a imprensa brasileira descobriu o caso e houve uma campanha nacional de denúncia que impediu a morte deles. Foi em 1979, durante a "abertura" lentíssima, gradual e segura (sem risco para os torturadores).

IV - Em Madrid decidi ficar no aeroporto de Barajas para ler os jornais sobre o Egito (Dia do Adeus na Praça Tahrir). Os demais resolveram ir até o centro de metrô. Vários foram (pessoal do PCdoB).

Nossa Secretária Nacional de Combate ao Racismo Cida Abreu e seu companheiro Moretzon foram impedidos de sair pelos agentes fiscais. Mila Frati argumentou que estavam de passagem para Dakar. Os agentes não aceitaram: disseram que muitos usam o artifício para migração ilegal. Deixaram passar os brancos e vetaram os negros. Racismo puro.

Fonte: Blog do Nilmário

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?