7 de fevereiro de 2011

 

PT propõe status de ministério para Economia Solidária

O coordenador nacional do Coletivo de Economia Solidária do PT, Niro Barrios, em entrevista à TV PT, afirmou que está em debate uma proposta de constituição do Ministério da Economia Solidária. Atualmente, a estrutura de governo conta com uma Secretaria Nacional de Economia Solidária, dentro do Ministério do trabalho.

Uma alternativa para aumentar a influência da economia solidária no governo Dilma seria a transformação do atual órgão em secretaria especial diretamente vinculada à Presidência da República, a exemplo da Seppir (Igualdade Racial) e Secretaria da Mulher.

Segundo Niro Barrios, esta é uma reivindicação firmada na II Conferência Nacional da Economia Solidária. Durante a campanha eleitoral as propostas deste setor foram sistematizadas e entregues a Dilma Rousseff, que incorporou as idéias no documento “13 pontos”.

O objetivo é fazer da economia solidária não apenas uma política de governo, mas uma política de Estado. Neste sentido o debate está sendo feito na Secretaria Nacional da Economia Solidária (SENAES), no MDS, MDA, Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia.

O debate inclui também o avanço do financiamento das atividades econômicas solidárias, o que poderia ser feito através da criação de um fundo nacional com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?