7 de fevereiro de 2011

 

Em Dakar, Nilmário Miranda posta comunicados sobre Fórum Social Mundial - I

Em seu blog, Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo, vai tecendo seu diário sobre o Fórum Social Mundial.

Para ele, o FSM dá voz à África. A marcha popular do FSM em Dakar foi hoje (5) e deu início à 11ª edição do Fórum, que espera reunir em seis dias cerca de 450 mil participantes de 120 países. A marcha foi ótima e surpreendente, e alcançou seu objetivo, primeiro porque houve predomínio absoluto de africanos, e segundo porque a presença de mulheres foi organizada e marcante.

Podemos dizer que o objetivo principal da 11ª edição do FSM é dar voz e vez à África.

As primeiras edições sempre tiveram preocupação com a América Latina e África, onde as desigualdades, pobreza, estagnação econômica e problemas sociais eram altos.

Felizmente a América Latina conseguiu encontrar seu caminho na superação dos problemas históricos, e hoje o mundo assiste e acompanha com grandes expectativas as rebeliões populares africanas que clamam por democracia e justiça social. A África também começa a encontrar seu caminho.

A emoção provocada pela marcha hoje tem a ver com isso.

A Marcha de abertura foi indescritível. Impossível não falar mais de uma coisa ou outra. Oitenta por cento das pessoas, ou mais eram africanos. Vi pessoas de Guiné Bissau, Mali, Gana, Marrocos, Tunísia, Gambia, Mauritânia, e outros. Muitas mulheres de vários países com muitas agendas, o segmento mais numeroso e organizado dos africanos.

Muitos brasileiros também. Do PT, FPA, CUT, FUP, PCdoB, CTB, ONGs, veteranos de organização dos Fóruns nestes 10 anos, jovens e não-jovens não ligados à movimentos, pessoas do governo (que foram direto do aeroporto para a Marcha).

Fonte: Blog do Nilmário

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?