14 de maio de 2010

 

Teatro baiano mostra vitalidade com 23 espetáculos na programação

O jornal A Tarde publicou hoje (14/052010) interessante matéria sobre uma suposta crise do teatro baiano, com base no fechamento de salas de teatro. O estopim foi o anúncio do fechamento do Teatro Jorge Amado, pelo curso de inglês UEC, em situação falimentar. A reportagem informa que a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) acabou de abrir a primeira seleção pública de apoio a teatros, museus e centros culturais com a distribuição de R$ 1,5 milhão entre 12 projetos que implicam em funcionamento de espaços que não conseguem sobreviver somente com bilheterias.

A reportagem indica que a imprensa começa a debater mais seriamente a questão do fechamento de salas de teatro. Aquela história de responsabilizar a Desenbahia pelo fechamento do Teatro Jorge Amado vai ficando para trás. Obviamente, a responsabilidade do calote ao financiamento, por parte do UEC, não pode ser jogado nas costas da Desenbahia.

Ainda tem uma nesga de ranço no texto da jornalista Emanuella Sombra. Na reportagem “Insuficiência de verbas para manter salas é agravada com fase fraca da produção teatral”, ela afirma que 80% das despesas mensais do teatro Jorge Amado eram custeadas pelo UEC. Há controvérsias. Se o UEC deixou de pagar, desde 2002, as parcelas do financiamento, quem estava na verdade pagando as despesas era o cofre da Desenbahia, embora quem levasse a fama de “mecenas” era o dono do UEC. É fácil ser mecenas com dinheiro público.

O curioso é que na mesma edição dessa boa reportagem, o caderno “Fim de Semana” do jornal A Tarde anuncia 23 espetáculos de teatro. A Cela (Teatro XVIII); A Dona da História (Vila Velha); As Feministas de Muzenza (SESI); Atire a primeira pedra (Sala de Coro do TCA); Desafinado (Ciranda Café); Divorcidas...(Teatro Jorge Amado); Mulher no Volante (Solar Boa Vista); Nhô Guimarães (SESI). São alguns exemplos, mas, ao todo são 23 espetáculos programados.

É uma estranha crise.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?