16 de fevereiro de 2010

 

Ataques a Dilma são ataques aos direitos fundamentais da mulher brasileira

O jornalista Luiz Carlos Azenha em seu site “Vi o Mundo” foi quem melhor analisou o real significado dos ataques dos políticos do PSDB à ministra Dilma Roussef. Os ataques a Dilma negam humanidade e protagonismo das próprias mulheres. São ataques machistas e sexistas. O discurso reacionário vai além da crítica política. “Reflexo de um líder?”, “candidata de silicone?”, com este tipo de agressão eles tentam pintar Dilma Roussef como uma mulher sem vontade própria, o tipo de mulher que o macho brasileiro gostaria de ver em “suas” mulheres, mas que não servem para um líder.

O preconceito contra a mulher Dilma Roussef é bem evidente. De um lado, ela é “terrorista”, de outro lado ela é “boneca inflável”, duas formas safadas de dizer que ela “não vale nada”. O discurso acaba alvejando a luta da mulher pela independência e atitude de protagonismo pessoal, político e profissional.

Chega a ser absurdo ouvir o senador Jereissati afirmar que Dilma Roussef não tem “physique du rôle” adequado para a presidência da República. O coronel agora dita como a mulher brasileira deve ser ou não ser, e se pode ou não ser o que ela deseja. Para essa gente mulher tem que saber o seu lugar.

Eu li tudo isso no “Vi o Mundo” do Luiz Carlos Azenha. Na parte dos comentários do site tinha uma mensagem assinada por Maria Magnoni que dizia assim:

“Por esses dias mesmo estava aí no noticiário: " a cada minuto uma mulher é agredida no Brasil"; "aumenta o número de mulheres brasileiras entre 13 ( eu escrevi 13) e 19 anos infectadas pelo HIV"

O que significa isso? Significa que vivemos num país, machista, violento, cujas relações entre homens e mulheres ( apesar dos avanços), ainda são muito desiguais, significa que nós mulheres ainda não podemos querer, não podemos ser e sobretudo não podemos DESEJAR! Porque DESEJAR implica em SER SUJEITO, e é isso que o conteúdo implícito do discurso tucano quer negar à Dilma, ou seja, quando dizem que Dilma é reflexo de um líder ou que é uma candidata silicone e outras sandices mais, querem destituí-la do seu lugar de SUJEITO, ou seja de uma pessoa, de uma mulher que tem uma trajetória de vida, de luta, que construiu o seu próprio caminho, que mostrou ser competente no que faz e que tem o legítimo direito como cidadã brasileira que é, de DESEJAR chegar à presidência de seu país!”

LEIA VI O MUNDO

Comments:
Bravo.
Acho que é isto mesmo.
Abraços
 
Voltei para ver se conseguia o lins do post. Infelizmente não consegui localizar o poste sobre ataques a Dilma.
Abraços.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?