11 de fevereiro de 2010

 

Câmara Federal promove post mortem o poeta Vinicius de Moraes

A Câmara Federal aprovou (09/02/2010) o Parecer do deputado Emiliano José (PT-BA) que promove post mortem o poeta e diplomata Vinicius de Moraes ao cargo de Ministro de Primeira Classe dentro da carreira diplomática do Ministério de Relações Exteriores. A proposição resgatou uma dívida histórica. O poeta Vinicius de Moraes, diplomata de carreira, foi arbitrariamente expulso do Itamaraty pela ditadura militar.

“Um homem que viveu assim, com tal intensidade, que conseguiu, vivendo apaixonadamente, criando apaixonadamente, revelar o mais profundo do Brasil, o mais poético e criativo de sua cultura, um homem assim, merece essa promoção pós-mortem inegavelmente”, salientou o relator Emiliano José.

Vinicius morreu em 1980 e em 2006 uma cerimônia de homenagem reintegrou o poeta ao quadro do Itamaraty. A promoção pós-morte permitirá que os dependentes de Vinícius possam receber pensão relativa ao novo cargo. No Itamaraty, o poeta exerceu cargos em Los Angeles, Paris e Montevidéu.

Segundo Emiliano José (PT-BA), o projeto de lei, justifica-se pelo fato de que, embora tenha encerrado precocemente sua carreira de diplomata como Primeiro Secretário, “Vinicius de Moraes prosseguiu a brilhante trajetória artística que vinha desenvolvendo em solo brasileiro e também no exterior. (...) Pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que o extraordinário trabalho artístico desenvolvido por Vinicius de Moraes durante décadas fez dele, mais do que divulgador ímpar do Brasil, um verdadeiro embaixador da cultura brasileira. Nada mais justo do que prestar-lhe o devido reconhecimento, elevando-o, também como servidor público e diplomata, à posição que merece ocupar”.

LEIA A ÍNTEGRA DO VOTO DO RELATOR

Comments:
É bom ver atitudes como esta, é só futucar que vão encontrar outras pessoas que também tem grandes valores.
Abraços
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?