19 de novembro de 2008

 

O PT não precisa do PMDB para governar a Bahia

Ninguém é insubstituível. Se Geddel Vieira Lima quer mesmo disputar o governo da Bahia em 2010 deve se afastar do Governo Wagner agora, para não cair na incoerência política. Afinal, foi ele quem mais criticou o fato de o PT sair da administração do prefeito João Henrique e apresentar candidato próprio.

Seria uma pena. Um retrocesso. PT e PMDB juntos são os protagonistas de um governo que vai mudando a Bahia. Não na velocidade de nossos sonhos, mas, vai mudando. A carta-manifesto de Geddel Vieira Lima publicada no jornal A Tarde repete o óbvio ululante: o governador Jaques Wagner é quem tem a caneta na mão. Em princípio, todos os cargos do PMDB e de qualquer outro partido, inclusive do PT, estão à disposição do governador, permanentemente.

A manutenção da aliança PT/PMDB é de fundamental importância para a estabilidade de um governo de centro-esquerda, capaz de promover as mudanças essenciais na Bahia. Não há rompimento à vista da parte do Governo Wagner. Mas, está instalada uma desconfiança enorme em relação a Geddel Vieira Lima. Dei boas gargalhadas quando li a palavra “princípios” no artigo de Geddel. O dono do PMDB da Bahia é por excelência pragmático, extremamente pragmático. Seu artigo é só literatura.

E essa história de “tudo pelos interesses da Bahia” sempre foi um jargão do falecido ACM. Tudo “pelos interesses da Bahia” e lá ia dinheiro para a TV Bahia. “Tudo pelos interesses da Bahia” e lá ia mais dinheiro para O Correio. “Tudo pelos interesses da Bahia” e lá estava o dinheiroduto ligando os cofres estaduais às empresas dos laranjas.

Não, o PT não precisa do PMDB para governar a Bahia, mas tende a manter essa ligação perigosa para evitar o pior – a volta da antiga turma do “tudo pelos interesses da Bahia”. Os franceses diriam “merde”.

Comments:
Sim Oldack, nada mais acertado li aqui, o PT não precisa do PMDB para governar a Bahia.

Ninguem merece o "carlismo de segunda geração", alojado e abusando, traindo o nosso governo.

Esse ofídio já mordeu o Governador, e que ele, Wagner, ouça as bases políticas e o povo.

A tal, ainda em voga, Governabilidade, não justifica mais. Temos que andar a par com as forças políticas mais avançadas e governar sem tantos oportunistas por perto, destruindo e sabotando nosso trabalho técnico e político, e reerguendo o que levamos anos, décadas para espanar pra longe.

A continuar uma aliança de "fogo amigo", quem viver verá o nefasto resultado de uma engenharia política que não dá pra tolerar, por mais paciência que tenhamos, por mais que o poder tenha certos postulados.

Abraço amigo
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?