9 de abril de 2008

 

Polícia Federal inicia operação contra fraudes que envolvem prefeitos e juízes da Bahia

Deu na Agência Brasil. A Polícia Federal (PF) iniciou hoje (9) a Operação Pasárgada para pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Cerca de 500 agentes participam da ação e devem cumprir 150 mandados de prisão e de busca e apreensão na Bahia, Minas Gerais e e no Distrito Federal. O prefeito de Sobradinho, Gilberto Balbino, foi preso.

O prejuízo aos cofres públicos pode passar de R$ 200 milhões. De acordo com a Polícia Federal, as investigações foram iniciadas há oito meses. As fraudes teriam a participação de prefeitos, procuradores, magistrados e lobistas. Os levantamentos dos agentes mostram que decisões judiciais eram negociadas para repassar verbas a municípios devedores do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

A PF constatou ainda que um escritório de advocacia era contratado, sem licitação, para oferecer vantagens a juízes e servidores do Judiciário. Os honorários recebidos pelos advogados eram repartidos com os prefeitos que solicitavam os serviços ilegais.

Denominada de Pasárgada, a operação tem o apoio de 23 analistas de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Ainda hoje a Polícia Federal deve conceder entrevista coletiva à imprensa em Minas Gerais para detalhar as ações.

O Governo Lula move verdadeira Operação Mãos Limpas no Brasil.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?