7 de abril de 2008

 

Cai a máscara da Folha de S. Paulo ao demitir seu próprio ombusdman

A demissão do ombusdman Mauro Magalhães, eleito pela redação da Folha de S. Paulo, desmoraliza de vez o jornalão. O fato demonstra que o jornal é parcial e partidário. A demissão do jornalista, após um ano, reforça as críticas contra o jornal, que não tem muito compromisso com a verdade dos fatos. A direção da Folha condicionou a renovação do contrato de Mauro Magalhães ao fim das críticas diárias na Internet.

Mauro Magalhães vinha criticando a cobertura do jornalão sobre o suposto dossiê dos gastos do governo FHC. Segundo o ombudsman, “o jornal deveria pisar no freio e ser mais cético” na cobertura do assunto. "É a prova concreta da parcialidade da Folha e da posição política do jornal", afirma o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Há pelo menos quatro anos, petistas e não petistas alertam a população sobre os exageros de parte da grande imprensa. A demissão do ombusdman evidencia a interferência da direção do jornal na divulgação das notícias. O fato é que Mauro Magalhães vinha implantando uma linha de transparência no jornal. A não-renovação do contrato representa um retrocesso e uma grande perda para os leitores da Folha.

A Folha de S. Paulo cobra transparência de todos os setores do governo e da sociedade, mas não conseguiu imprimir transparência na sua própria redação. A demissão do jornalista coloca todos os profissionais sob suspeita. Quer dizer que quem ficou com o emprego aceita as pressões dos patrões? Aceita formatar a notícia? Aceita assinar seu nome em notícias unilaterais?

O ombudsman criticou ainda o fato de a Folha não ter dado espaço para que representantes do governo federal apresentassem defesa das acusações do jornal. “O Estado (de S. Paulo) deu entrevista com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. O Globo saiu com declarações do ministro José Múcio. Não sei se o que eles dizem é verdadeiro ou falso, mas é direito dos leitores conhecer pontos de vista divergentes”, afirmou Mauro Magalhães.

POR IRONIA, OU DEBOCHE, A FOLHA DE S. PAULO ESTAMPA HOJE (7) MANCHETE NA PÁGINA A5 SOBRE SAÍDA DE LUIS LOBO DA TV BRASIL. COMO ACREDITAR NA VERSÃO DA FOLHA DE S. PAULO?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?