5 de abril de 2008

 

O escândalo dos cartões e a inversão dos fatos

”O governo Lula tem o portal de gastos mais detalhado e transparente de todos os tempos. Mas, parte da mídia tenta passar a idéia de que o governo é o mais leniente e corrupto de todos os tempos. Uma inversão espetacular do sentido dos fatos”. Quem afirma isso é o jornalista e professor de comunicação Bernardo Kucinski, em artigo para a Revista do Brasil. Ele cita algumas perversões da mídia.

A revista Veja chegou a falsear estatísticas para convencer seus leitores que o Governo Lula instalou uma farra com os cartões corporativos. Na verdade, o Governo Lula reduziu os gastos. Isso pode ser conferido no Portal da Transparência.

A Folha de S. Paulo sabia que os saques com cartões por parte do IBGE eram indispensáveis para realização de dois censos – o agropecuário e a contagem da população em pequenos municípios. Ainda assim publicou a matéria em tom de denúncia. “O jornal tem insistido em publicar denúncias vazias ou simples ilações como se fossem fatos”.

Já o Estadão chegou a inverter os sujeitos, como se CGU fosse o mocinho e o governo o bandido. “Ora, a CGU é o governo sendo o principal instrumento para coibir abusos (...) e a CGU de Lula tem sido especialmente severa no combate à corrupção”.

Afinal, por que tanta manipulação? A mídia tenta desqualificar o governo no plano moral, já que não pode mais deixar de aplaudir as políticas macroeconômicas.

LEIA NA REVISTA DO BRASIL

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?