5 de março de 2008

 

Alexandre Garcia, o sofista

O comentarista político do Bom Dia Brasil (Globo) Alexandre Garcia defendeu hoje (o direito da Colômbia de invadir o território equatoriano para matar rebeldes das FARC. Fez isso sob o seguinte argumento: o Equador dá guarida aos “terroristas” que atacam a Colômbia, logo o presidente Uribe estaria livre para atacar o país vizinho para matar seus opositores.

A assertiva de Garcia remete-nos para a antiga Grécia, onde filósofos pré-socráticos, os Sofistas, especializaram-se em inventar argumentos supostamente verdadeiros para justificar idéias absurdas. Nos nossos dias a expressão virou sinônimo de enganadores.

Se a lógica do comentarista do Bom Dia Brasil pudesse ser aplicada a todos, as situações da mesma natureza, o nosso País teria o direito de invadir a Suíça para seqüestrar ou matar o banqueiro Cacciola, o foragido número 1 da justiça brasileira, refugiado naquele país. Ou já teríamos sido há muito bombardeados pelo nosso vizinho Paraguai, por darmos asilo a um ex-presidente paraguaio que tem mandato de prisão decretado pela justiça de lá.

É o vale-tudo para justificar o alinhamento da Rede Globo ao pensamento emanado do Grande Irmão do Norte, os EUA, verdadeiros mentores do combate à guerrilha colombiana. Uribe não passa de um boneco de ventríloquo.

Comments:
Analogia por analogia...

Quando foi noticiada no Jornal Nacional a invasão do território equatoriano por tropas colombianas, que atacaram um acampamento das FARC, foi feita a seguinte analogia:

O que você faria se um ladrão roubasse sua casa e fugisse para a casa do vizinho?

A minha resposta seria, claro: Chamar a Polícia.

Mas a emissora da família Marinho acha que essa analogia vai justificar o acinte à soberania equatoriana feito pela Colômbia.

Já está provado que não se tratou de uma perseguição que ultrapassou a fronteira equatoriana por descuido. Foi um ataque deliberadamente planejado pela Colômbia (há quem diga que foi pelos EUA... eu acho bem provável), para ser executado em território equatoriano.

Aí eu faço uma analogia:

O que você faria se o vizinho fosse fazer uma briga de família na sua casa???
 
Prezado...

Ainda falando em analogias, Hugo Chávez colocou a seguinte questão durante entrevista coletiva com Rafael Correa: e se a Venezuela bombardear a casa de Pedro Carmona em Bogotá?

Postei vídeo com o comentário dele. Dê uma olhada. (http://naperiferiadoimperio.blogspot.com)

Um abraço e parabéns pelo blog.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?