3 de março de 2008

 

TV Bahia faz com João o mesmo que fazia com Lídice

"Reclamação" virou a palavra mais falada pelo noticiário da TV Bahia. São os problemas com transporte, segurança, saneamento, habitação, atendimento à saúde, desemprego. De repente, parece que a Salvador "capital da alegria" transformou-se na "capital da tristeza".

O que mudou? Pode ser que João Henrique não seja um bom prefeito, porém não é isso que importa, mas a escolha dos fatos a serem pautados nos noticiários da TV Bahia. Se durante a administração carlista o que fazia a cabeça dos editores eram as festas, as maravilhas dos pontos turísticos, a "cultura da alegria" que faz o baiano ser peculiar, agora são os buracos nas ruas, a falta de médicos, os problemas de transporte, os graves problemas causados pelas chuvas, os protestos dos moradores contra o descaso da administração pública, a violência.

Durante a administração da prefeita Lídice da Mata (1997-2000), a emissora utilizou a mesma tática e deu certo. Conseguiu simular a impressão de péssima administração como o negativismo do seu noticiário sobre a cidade e foi peça fundamental para garantir a vitória de Imbassahy em 2000. Já sob a administração do carlismo, o tom do jornalismo da TV Bahia casava com o slogan "capital da alegria". Enquanto isso, Salvador estava mergulhada em desemprego, falta de saneamento básico e abandono dos bairros populares.

Salvador derrotou o carlismo em 2004, a Bahia jogou a pá de cal em 2006. Agora não é mais interesse da TV Bahia cultivar os encantos dos baianos, mas "criar" a sensação de que tudo está ruim. O foco é Salvador, mas não deixa de respingar sobre o governo do Estado. Os investimentos ou a falta deles é co-responsabilidade de Wagner. A impressão de que Salvador vive sob o domínio de bandidos atinge diretamente a administração petista.

As eleições municipais se aproximam e o "estilo" de noticiário da TV Bahia tende a recrudescer. Os interesses múltiplos de várias correntes políticas (inclusive de esquerda) que irão se manifestar nessa disputa podem cair na tentação de navegar na "crista da onda" da pauta contra a administração de João Henrique. Ao fazerem isso, estarão alimentando os desejos das viúvas do ex-senador de voltarem ao poder como a salvação da "capital da alegria".

Comments:
Parece até q estou assistindo o noticiário local aqui do Recife. Tds dias aparece escola caindo os pedaços, mas não dizem q o governo restaurou 128 escolas em 01 ano e gestão. Por acaso essas escolas começaram a cair agora? Não, estavam ruins desde sempre. As outras tds estão sendo reformadas ou em construção, mas a notícia é essa, escola em péssimas condições. Só q ela funciona temporariamente, em outro prédio, mas tb não falam. Daí aparece rua com buraco. Por acaso o buraco apareceu de um dia p outro? Não. O governo está fzendo uma obra enorme de restauração, duplicação e pavimentação das ruas da cidade do Recife. Avenidas inteiras sendo totalmente recuperadas. Daí a cia de saneamento abri um buraco na rua. É obrigação da tal cia fazer o conserto, mas antes dela ter tempo de fazer, lá tá a Globo apresentando o buraco. No tempo do PMDB/DEM até aniversário de bucaro o povo fez aqui. A Globo não foi a festa, embora tenha sido convidada. P vc ver, nos estados que o mando é dos partidos de esquerda, td é uma desgraça, como se td tivesse começado há 2 anos. O q ficou p trás não conta.
Zanuja
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?