29 de junho de 2007

 

Santo Amaro, a cidade mais poluida por chumbo do mundo, está perto de se livrar da contaminação

Empresa Bolland explica como vai livrar Santo Amaro do chumbo que adoece trabalhadores e assusta a classe média

A Bolland do Brasil, empresa que vai trabalhar na retirada dos resíduos de metais pesados deixados pela antiga Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), em Santo Amaro, vai recuperar da escória três metais: zinco, ferro e chumbo. Santo Amaro é considerada a cidade mais contaminada por chumbo, no mundo inteiro.

Só é possível entender a importância da chegada da Bolland do Brasil quando lembramos que foram 33 anos de contaminação, passando por toda a ditadura militar, em conseqüência das atividades da Cobrac, subsidiária da empresa francesa Peñarroya Oxide S. A., uma das líderes mundiais na produção de óxidos de chumbo.

Você pode achar que é exagero vincular a atividade da Peñarroya à ditadura militar. Não é exagero não. A Mineração Boquira, controlada pela empresa francesa, chegou a ser base de apoio para as operações de cerco ao capitão Carlos Lamarca, assassinado em 1971 há poucos quilômetros de Boquira, em Pintada, localidade do município de Ipupiara. Mas isso é outra história.

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

A multinacional produziu e comercializou 900 mil toneladas de liga de chumbo e gerou um passivo ambiental de 3 milhões de toneladas de rejeitos e cerca de 300 mil toneladas de escória com alta concentração de chumbo.

Quando a empresa encerrou as atividades, em 1993, deixou para trás um rastro de destruição e doenças. A escória exposta a céu aberto espalhou chumbo pelas ruas, pelos rebocos das residências, no solo e na água do rio Subaé, que arrastou o metal pesado para a Baía de Todos os Santos.

Durante aqueles anos mandava na Bahia o hoje moribundo senador Antônio Carlos Magalhães.

Os danos causados ao meio ambiente tiveram como conseqüência a contaminação da população santamarense, principalmente os ex-trabalhadores e moradores do entorno da fábrica.

Surgiu então o saturnismo, uma doença que afina os braços, paralisa as mãos, provoca dores agudas, causa impotência sexual nos homens e aborto e má formação fetal nas mulheres.

Por causa do excesso de metais na água e no solo, outras doenças como anemia, câncer de pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cérebro-vasculares e alterações psicomotoras também foram identificadas.

A CLASSE MÉDIA NÃO QUERIA OUVIR

Desde 2003, Adailson Pereira Moura, presidente da Associação das Vítimas da Contaminação de Chumbo, Cádmio, Mercúrio e outros elementos químicos (Avicca), lidera a luta das famílias contaminadas pela Cobrac/Peñarroya. Ele próprio trabalhou na antiga fábrica e contraiu doenças. Nunca conseguiu indenização do INSS por conta do saturnismo que não é reconhecido como doença ocupacional.

Durante todos estes anos D. Canô, matriarca da família Veloso manteve-se em silêncio. A lembrança da contaminação da cidade por chumbo sempre incomodou a classe média, atrapalhava o turismo religioso. Apenas Caetano Veloso se preocupou em “mandar os malditos embora”.

BOLLAND EXPLICA PROJETO

O supervisor de Mineração da empresa, Alberto Azevedo, explicou que o projeto será realizado a partir de um método de circuito fechado, o que afastará a possibilidade de nova contaminação. “A emissão de gases é muito pequena e contaremos com filtros para a captação de partículas sólidas.

O local onde será feito o tratamento será todo coberto com resinas sólidas, para evitar infiltrações”, destacou. O projeto está sendo orçado em R$ 20 milhões e deverá gerar 90 empregos diretos.

As explicações foram dadas á população durante um seminário realizado dia 28 de junho, em Santo Amaro, para comunicar à população como será feito o reprocessamento da escória de chumbo que faz da cidade uma das mais poluídas do mundo por metais pesados.

A expectativa é que, a partir do início das operações, em 50 meses sejam retiradas 150 mil toneladas da escória, principal passivo ambiental da cidade.

TRAGÉDIA AMBIENTAL

De acordo com o superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Wagner, Paulo César Bastos, há cerca de 50 anos a cidade vem sendo vítima de uma verdadeira tragédia ambiental.

Uma das primeiras ações do Governo da Bahia foi a identificação de uma fábrica com a metodologia apropriada para a purificação, que inicialmente será feita na área da antiga fábrica”.

Bastos destaca que a Bolland já conta com a licença ambiental do Centro de Recursos Ambientais (CRA) e deverá iniciar suas operações a partir de 2008.

“Enquanto isso, estamos verificando estudos da Ufba para a purificação das áreas contaminadas de rua, já que boa parte da escória foi utilizada na pavimentação do município”, completa.

Comments:
Caro Oldack Miranda. Saudações;
Meu Pai Manoel Curcino de Souza, natural de Boquira, filho do conhecido Mocoto, antes de morrer, me deixou uma farta documentação , processos em juizo. "O maior Assalto de chumbo no Brasi" dizia ele. Pediu para mim escrever e tornar conhecida toda a história que o Sr. conhece, tudo começou com o padre Macario. Entre em contato comigo, por favor. Obrigado firmo-me com apreço -Humberto
 
Mineração Boquira."chumbo trocado não dói" 1




À
memória de


Manoel Curcino de Souza
J.B. Monteiro Lobato
Engenheiro Edson de Carvalho
Dr. José Bach- 1º Mártir do petróleo Brasileiro

seus temas pela ordem foram chumbo, ferro, petróleo, tudo pela paz, fidelidade, humil
dade, domínio próprio, lutaram pela grandeza e prosperidade do Brasil.



Introdução



Foi o último pedido de meu Pai, deixar escrito este esbulho sobre os minérios de Boqui
ra., dizia:- "nunca um povo morreu tanto defendendo o território de um outro povo, co
mo os Portuguêses pelo Brasil”. O povo de Boquira até hoje vive sem nenhuma infra-es
trutura, sáude, educação, agua e rede elétrica, deveriam receber um royalties pela
exploração isto porque eram donos. Enquanto que a Boquira surgem as margens do Ni
lo Brasileiro para o Atlântico, nomes como Rio das Mortes trazem significativos; envolvi
dos pelos lençõis de suas pedras preciosas. Há muito deram um chapéu exatamente
no Morro do chapéu que reserva para seu povo turmalinas, topázios, diamantes, filões
auríferos profundos. Manoel Curcino de Souza nunca se sentiu bem em vêr o nosso
Morro Velho trepado por uma "St. Jonh Del Rey "mining co." E quem desconhece que
a nossa Serra do Espinhaço está quebrada e a espinha é a mola principal para andar
mos. E se o nosso povo não for mais esbulhado o Brasil num pequeno espaço de tem
po será uma Potência Mundial. E se é verdade que chumbo trocado não dói e o Brasil
leva muita munição em sua embriologia, num grito os roceiros afluentes do Rio São
Francisco servirão de personagens por Confissão, Presunção, Documentos, Atos Pro
cessados em juízo, exames e arbitramentos sufocados que foram pelo Poderio Ecôni
mico desta história verídica , que foi o "Maior Assalto de chumbo do Século no Brasil"
 
Prezado Oldack. Parabéns pelo blog e pela coragem na abordagem da matéria.
Só quem viveu e sobreviveu ao reinado de ACM um dos maiores agentes civil da ditadura militar sabe o que foi o centralismo econômico e o favorecimento de confrades com dinheiro publico..Que Satanás o tenha como primeiro ministro do inferno. Luiz França.
 
Olá, bem que tragédia não?? estes metais pesados ficam anos, será muito difícil tirar a contaminação, infelizmente, ninguém poderá apagar o que tantas pessoas sofreram e eu não entendo pq tanto tempo votaram no ACM e continuam votando em seus descendentes e em tantos outros que estão nem aí desde que a poluição não contamine a água que bebem!!!

estou twittando agora esse post!!
 
lí sobre boquira é espantoso mas realidade.passei muitas ferias em boquira .tenho varios amigos ´lá.
 
Nossa senhora que horror! Estou chocada...
 
até quando, vamos ficar amecer destes policos, que trata com descaso a populaçã que pagar seus imposto e que votar em homens que jugamos, papazes de resolver os problemas da população pobre?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?