1 de maio de 2013

 

I Encontro Nacional da Sociedade Civil por Memória, Verdade e Justiça aprova Moção de Solidariedade ao jornalista Emiliano José processado pelo ex-policial baiano Atila Brandão


O I Encontro Nacional da Sociedade Civil por Memória, Verdade e Justiça aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, no Instituto Cajamar, em São Paulo. Participaram 110 representantes de 29 entidades sociais de 20 estados brasileiros. O encontro avaliou o papel que a Comissão Nacional da Verdade vem cumprindo ao longo do seu primeiro ano de existência. Há um consenso que a CNV precisa demonstrar maior transparência nos trabalhos que vem realizando e promover um maior diálogo com os comitês, fóruns e entidades populares locais. É um grande desafio fazer justiça aos mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar de 1964. A democracia não pode conviver com o silêncio e o esquecimento.
A Plenária do I Encontro Nacional da Sociedade Civil por  Memória, Verdade e Justiça aprovou MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE ao jornalista baiano Emiliano José. “Nós, militantes dos direitos humanos dos comitês, fóruns e entidades organizadas no campo do movimento Memória, Verdade e Justiça, manifestamos toda solidariedade ao jornalista e escritor  Emiliano José, alvo de queixa-crime por calúnia perpetrado pelo ex-policial e pastor evangélico Atila Brandão, denunciado como torturador de preso político. A inusitada motivação decorre de artigo saído no jornal A Tarde, relatando sevícias sofridas pelo ex-preso político, professor de História Renato Afonso de Carvalho, então militante do PCBR, nas dependências do Quartel da Polícia Militar dos dendezeiros, em Salvador. Emiliano José, ele próprio ex-preso político, combativo jornalista e reconhecido pela seriedade com que busca reconstruir através de depoimentos, artigos e livros, a trágica história do período da ditadura civil-militar no Brasil e dele só podemos esperar que continue colocando sua coragem e competência de comunicador a serviço do aprofundamento da democracia”. Assinaram a Moção representantes de todos os estados, incluindo personalidade como Luiza Erundina, Gilney Viana e Anivaldo Padilha.

Os coordenadores Maria Rita Kehl (CNV), Marcelo Santa Cruz (Comitê PE), Paulo Fonteles Filho (Comitê PA), Iara Xavier (Comitê DF), Rosa Cardoso (CNV), Paulo Sérgio Pinheiro (CNV), Anivaldo Padilha(Comitê SP) e José Luis Del Roio (Comitê SP) concederam entrevista coletiva no intervalo da reunião da CNV com comitês da sociedade civil.  "Nós todos que comungamos do sistema internacional (de proteção aos direitos humanos) não podemos considerar auto-anistias válidas", afirmou o coordenador da CNV.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?