10 de maio de 2013

 

Documentário sobre padre Renzo Rossi foi lançado na Itália. Um sucesso.

 O jornalista e escritor Emiliano José e o publicitário Jorge Filipe voltaram de Florença, Itália, onde foram lançar, no dia 3 de maio, o documentário dirigido por eles intitulado “As asas invisíveis do padre Renzo”, inspirado no livro de Emiliano José, com o mesmo título. A exibição do filme na Itália foi uma iniciativa do Centro Diocesano de Florença, liderada pelo padre Sérgio Merlini.  Agora, os dois diretores vão finalizar o filme para que seja exibido através da TV Brasil.

O auditório do Centro Diocesano estava lotado, mais de duzentas pessoas.  Às 19h os convidados começaram a chegar. Muita emoção com a presença dos irmãos de padre Renzo Rossi - Elsa e Alfiero. O arcebispo de Florença, Giuseppe Betori, falou após a exibição. Disse das qualidades de Renzo, sua capacidade de enfrentar situações difíceis para a Igreja. Por isso volta e meia era designado para tarefas delicadas, que exigiam ação discreta. Assim fez padre Renzo ao dar assistência aos presos políticos de 14 presídios no Brasil, nos anos de chumbo.
Muita emoção também quando a professora Sandra Khal, secretária de padre Renzo, leu em italiano o artigo “Nada de Adeus, Renzo” da autoria de Emiliano José e publicado no jornal A Tarde, em Salvador.

O mestre de cerimônia foi o padre Sérgio Merlini. Pessoas importantes compareceram. Mauro Perini, ex-prefeito de Pontasieve, militante do Partido Democrático; Mauro Barsi, importante liderança católica; Antonio Vermigli, da Rete Radie Resch, rede que sempre ajudou os prisioneiros políticos brasileiros, e com quem Renzo tinha contatos sistemáticos; Irmã Renata, que trabalhou em Salvador por anos, na Capelinha de São Caetano, hoje na Itália; padre Piero Sabatini, que também conviveu com Renzo muitos anos na Bahia e, claro, Emiliano José, Jorge Felippi e Bruno, os produtores do documentário.
Em Salvador, aconteceram duas exibições antes da apresentação na Itália: na Capelinha de São Caetano e na Fonte do Capim. Funcionaram como uma pré-estréia, junto à população que padre Renzo dedicou longos anos de sua vida. Jorge Filipe, da produtora Santo Guerreiro, disse que agora falta fazer pequenos ajustes, a finalização, para que o filme ganhe as telas do país, através da TV Brasil.

Segundo Emiliano José, na Itália, Mauro Perini, que dirige o Instituto Brasil-Itália, ficou de ver quais os caminhos para que o filme seja exibido lá de forma mais generalizada, não descartando a RAI 3. A TV ouviu Emiliano José e jogou no ar a entrevista. Os jornais de Florença noticiaram a exibição. Sucesso.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?