10 de maio de 2013

 

A Verdade não tem idade

A Verdade não tem idade
Cláudio Carvalho, psicanalista, professor de história e filosofia. Publicado em A Tarde na página Opinião (10/5/2013)

A sociedade ocidental se libertou das amarras do laço social fundamentado no político-teológico ao eleger a liberdade individual como um valor caro á nossa cultura. Como corolário dessa mudança cultural, perdemos as balizas que guiavam a nossa conduta assentada na referência a um poder transcendente portador da verdade, aumentando o peso da responsabilidade ante nossas escolhas individualmente. A incerteza do ser e do querer, típicas da sociedade moderna, nos aproximou da angústia da existência própria ao humano sempre apenso às questões atemporais, portanto sem idade, acerca das origens e da finitude. Na ausência de um lugar externo para onde pudéssemos endereçar as nossas interrogações subjetivas e as dificuldades objetivas da vida em grupo, somos instados a inventar, através do ato de fala, um tempo e um espaço para pensar, refletir e debater através da liberdade de pensamento e do confronto de idéias com nossos iguais acerca dos impasses do nosso laço social.
A política é nesse momento oportuno e o lugar por excelência desse confronto de narrativas em volta do viver junto; a psicanálise, ao descortinar a verdade sem idade do inconsciente, portanto, atemporal, fundou essa “Outra cena” onde o sujeito pode associar livremente ao falar e assim tangenciar a verdade de seu desejo. É nesse sentido que vejo com simpatia a discussão, não a idéia em si, de redução da maioridade penal a colonizar as páginas de A Tarde (5/5/2012). Ainda que não concorde com Alice Portugal (PCdoB) ao lançar mão do crack como um coringa a instrumentalizar as razões da violência, Também não estou convencido do argumento de Antonio Imbassahy (PSDB) de que a redução da maioridade penal é um avanço. Da leitura do jornal em uma tarde modorrenta de domingo ficou a sensação de que a imprensa pode ser grande, os políticos podem estar à altura de suas funções e a democracia e a liberdade podem testemunhar que a verdade não tem idade.

P.S: Dedico este artigo em solidariedade ao íntegro e homem sério da política Emiliano José; testemunho vivo de que a verdade não deve ser silenciada pelo tempo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?