24 de agosto de 2012

 

A malandragem dos críticos do horário eleitoral

Certa mídia, quando começa o Horário de Propaganda Eleitoral, alimenta preconceitos e demoniza a política, com base em críticas do suposto horário gratuito. Este serviço público é gratuito apenas para o acesso aos candidatos. Para as emissoras de rádio e televisão, nunca foi gratuito. Tem muita malandragem e má fé. As emissoras de rádio e TV são pagas por compensação fiscal. Em resumo. A Receita Federal compra o horário das emissoras para viabilizar as eleições democráticas. Gratuito, portanto, é apenas o acesso aos candidatos e partidos.

Aliás, o cálculo da “compensação fiscal” aos concessionários toma por base o valor de tabela para propaganda comercial nos horários utilizados. Pode-se afirmar com segurança que prejuízo não há, podendo haver até mesmo ganhos. De acordo com números divulgados em outubro de 2009, estimava-se que, em 2010, os custos para os cofres públicos dessa “compensação fiscal” chegariam a R$ 851,1 milhões.

Chega a ser ridícula a cara de nojo que os apresentadores das TVs fazem ao anunciar o início do horário gratuito. Parecem até que eles levam prejuízo. São uns grandes caras-de-pau. Mesmo com as deformações do marketing, o horário eleitoral é decisivo, base da democracia. De outro modo não haveria comunicação política neste imenso país.

Tem jornalista que é cego.

O professor e pesquisador Venício A. de Lima, escreve um brilhante artigo sobre o assunto no site Carta Maior.

http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5738

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