10 de novembro de 2010

 

Missa no Mosteiro de São Bento em memória de Yolanda Pires

Ex-primeira dama da Bahia, ex-vereadora de Salvador, escritora e militante política, a esposa de Waldir Pires, foi lembrada ontem (terça, 9), às 19h, no Mosteiro de São Bento, em missa celebrada pelo Abade dom Emanuel D`Able, por ocasião da passagem dos cinco anos de seu falecimento. Estiveram presentes antigos colaboradores, militantes veteranos, parentes e muitos amigos. A igreja estava cheia.

O jornalista e professor Emiliano José, segundo suplente de deputado federal do PT, amigo de longa data, disse que Yolanda foi uma figura muito forte na vida política da Bahia. “Ela tinha vida política própria e uma vocação muito grande para a luta pelos direitos humanos. Na época da ditadura, se empenhou na luta em defesa dos prisioneiros políticos, dos perseguidos e pela anistia. Foi até o fim da vida uma pessoa que se dedicou de maneira incansável às melhores causas do povo baiano, brasileiro”.

Emiliano destacou que Yolanda Pires foi uma atuante vereadora de Salvador, e que tinha uma vocação democrática profunda. “Tive o privilégio de ver o meu nome indicado como Cidadão de Salvador a partir de iniciativa dela, com a aprovação de toda a bancada do PT. Tive o privilégio de ter uma relação de amizade com ela e de acompanhar a sua trajetória, desde que Waldir Pires chegou à Bahia, em 1979”.

O Abade do Mosteiro de São Bento, dom Emanuel D’Able destacou que a memória de Yolanda é muito forte para todos pelo que ela significou como pessoa humana. “Ela é um modelo de mulher. Tinha diversos dons, entre eles a vocação para escrever. É justo e necessário homenagear quem deu a vida para a sociedade. Temos que manter viva a memória de Yolanda nos nossos corações”.

Em discurso emocionado, Waldir Pires disse que são cinco anos de saudade profunda que não se esgota. “Yolanda, querida, a saudade é imensa, tão grande como foi o seu amor. Pela sua dignidade, sua grande alma, sua vida. Cremos que estais no céu, protegida por Deus, acolhida e orando por todos nós”. Destaque para o Coral do Mosteiro de São Bento.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?