10 de novembro de 2010

 

Aprovado, Plano Nacional de Cultura segue para sanção presidencial

O Plano Nacional de Cultura (PNC) foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (9) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e segue agora para sanção do presidente Lula. Após sanção presidencial, o Ministério da Cultura terá 180 dias para definir metas e começar sua implementação.

O projeto de lei Plano Nacional de Cultura (nº 6.835), foi aprovado em 16 de março deste ano pela Câmara Federal. O projeto de lei é da autoria do deputado Gilmar Machado (PT) e o então deputado federal Emiliano José (PT) foi o relator na Câmara dos Deputados. O PL conta com eixos como “Gestão pública e cultura”, “Cultura é direito e cidadania”, “Economia da cultura”, “Patrimônio cultural” e “Comunicação é cultura”.

Emiliano disse que o Plano Nacional de Cultura é extraordinário e que foi uma honra ter sido seu relator. “Pela primeira vez na história teremos a cultura como um direito do povo brasileiro. É um passo muito grande e importante para a cultura e para a política. É mais fácil compreendermos o mundo com as manifestações culturais. Quando ouvimos, por exemplo, as músicas ‘Asa branca’, de Luiz Gonzaga, e ‘Triste partida’, de Patativa do Assaré”.

CULTURA COMO DIREITO
Emiliano ressaltou que é parte do esforço do governo Lula, através do Ministério da Cultura, tratar a cultura como algo fundamental à vida do povo brasileiro. "Ninguém vive sem cultura. E o povo brasileiro é de uma riqueza cultural extraordinária. O que o governo fez até agora foi estimular a criatividade cultural. É isso que o PNC pretende expressar. Pretende garantir esse direito à cultura. Esse é o papel do Governo Lula".

Demandado pela sociedade por meio da I e II Conferência Nacional de Cultura e em esforço conjunto entre o Ministério da Cultura e o Congresso Nacional, o PNC representa um avanço para a Cultura do país ao definir as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos.

“A aprovação do Plano Nacional de Cultura é uma vitória muito grande, primeiro, porque institucionaliza os avanços obtidos nos últimos anos pelo governo federal na área da cultura e, depois, porque garante a continuidade das políticas culturais no Brasil”, comemorou o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

A relatora do projeto no Senado, senadora Marisa Serrano, afirmou ser necessário ao Legislativo dar continuidade aos projetos em prol da cultura brasileira para que as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional sejam eficazes ao marco regulatório do setor: “O PNC servirá como ponto de partida para um conjunto de políticas culturais a serem construídas”.

O que é o Plano Nacional de Cultura?
O Plano Nacional de Cultura (PNC) é o primeiro planejamento de longo prazo do Estado para a área cultural na história do país. Sua elaboração como projeto de lei é obrigatória por determinação da Constituição desde que o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 48, em 2005.

As prioridades e os conceitos trazidos por ele constituem um referencial de compartilhamento de recursos coletivos que norteará as políticas públicas da área num horizonte de dez anos, inclusive com metas.

Seu texto foi aperfeiçoado pela realização de 27 seminários, em cada unidade da federação, resultantes de um acordo entre MinC e Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Os 13 princípios do PNC

- Liberdade de expressão, criação e fruição
- Diversidade cultural
- Respeito aos direitos humanos
- Direito de todos à arte e à cultura
- Direito à informação, à comunicação e à crítica cultural
- Direito à memória e às tradições
- Responsabilidade socioambiental
- Valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável
- Democratização das instâncias de formulação das políticas culturais
- Responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas culturais
- Colaboração entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento da economia da cultura
- Participação e controle social na formulação e acompanhamento das políticas culturais

Pelo projeto, o governo federal terá 180 dias para definir metas para atingir esses objetivos, que serão medidas pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), já em implantação no Ministério da Cultura.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?