10 de fevereiro de 2009

 

PT comemora 29 anos de caminhada

O PT comemora hoje (terça-feira, 10) 29 anos de existência com um ato político e uma grande festa, em Brasília. É um partido político vitorioso porque muito contribuiu para renovar a política no Brasil. Com a eleição e depois reeleição de Lula atingiu seu ápice.

Chega aos 29 anos como um grande partido nacional, com altos índices de aprovação. O PT tem tudo para conduzir o processo de sucessão presidencial, com Dilma Roussef como candidata à presidência da República. Será a primeira mulher a ocupar o Palácio do Planalto como presidente. Uma possibilidade que poderá mudar a presença ativa da mulher na política. Será também a garantia de continuidade do projeto político que levou o presidente Lula ao poder.

Nenhum partido político chega aos 29 anos sem sofrer revezes. O PT enfrentou muitas crises e desvios, mas, conseguiu sair inteiro. Precisa, no entanto, renovar seus compromissos.

Segundo Zé Dirceu,que teve importante papel no crescimento do PT, “além do apoio ao governo e ao presidente no enfrentamento da crise internacional e das tarefas de administrar Estados e municípios, apoiando a defesa do emprego e as lutas sociais, a principal agenda do Partido é se preparar para ter a maior votação da história e eleger a maior bancada para a Câmara dos Deputados e para o Senado, consolidando-se como o primeiro partido do país, não apenas em votação, mas em número de deputados e senadores”.

Segundo o ex-ministro da Casa Civil, “nas condições em que está, o PT pode, pela primeira vez, organizar uma estratégia para a eleição de 20 senadores, um objetivo possível já que renovamos 2/3 do Senado em 2010”.

Aos 29 anos o PT amadureceu. Entendeu que não é possível um só partido ganhar eleição e governar o país. Portanto, tem que construir um arco de alianças a começar pela esquerda (PSB, PCdoB, PDT) e fortalecer a aliança com o PMDB. Ou vai por aí, ou a direita vai retomar o poder. E aí adeus programas sociais, distribuição de renda, agricultura familiar, casas populares, aumento do poder aquisitivo do salário mínimo, adeus. Então, os que ficam aí criticando os limites do Governo Lula vão ver o que é bom pra tosse.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?