20 de outubro de 2008

 

Ex-secretário da Saúde de Salvador denuncia incapacidade do prefeito João Henrique (PMDB)

Hoje, segunda-feira (20) no restaurante Barbacoa, líderes partidários e ex-titulares da administração desastrada de João Henrique (PMDB, fizeram um balanço do tamanho da confusão.

O ex-secretário municipal da Saúde, Dr Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza, portava em mãos uma carta datada de 11 de setembro de 2006 com protocolo de entrega assinado.

Na carta, ele enumerava as conquistas da Saúde em Salvador, entre elas a implantação do SAMU 192, ampliação da assistência odontológica, reorganização da saúde mental, expansão do Programa de Saúde na Família (PSF). A lista é grande.

Mas a carta alertava que a Secretaria da Saúde em janeiro de 2006 já passava por enorme dificuldade com uma dívida de R$ 30 milhões. Os fornecedores se recusavam a continuar fornecendo produtos para os centros de saúde. Prestadores de serviço não conseguiam honrar seus compromissos, empreiteiros eram obrigados a paralisar as obras de reforma e construção. O ex-secretário listou 15 obras paralisadas em bairros populares.

“Chegamos a um impasse. A menos de quatro meses do fim do ano (2006) não posso continuar a assistir, sem protestar e alertar veementemente, a deterioração da situação financeira da SMS. Seria uma irresponsabilidade técnica e um desastre político”, afirma na carta.

“Por isso, senhor prefeito, cabe-me alertá-lo formalmente. Todos sabemos que Salvador é uma cidade de economia pobre e que a prefeitura, apesar de todo o seu empenho, arrecada muito menos do que precisa para investir e manter sua estrutura. Todavia, é justamente nessas situações que se sobressaem os líderes e sucumbem os embusteiros”.

(...) Não posso aceitar passivamente, apesar de compreender as dificuldades, a não-aplicação das verbas da Saúde, no seu mínimo fixado constitucionalmente. E aplicação, devo ressaltar, se trata de efetivo pagamento da despesa”.

João Henrique (PMDB) preferiu o caminho dos embusteiros!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?