1 de julho de 2008

 

Lula chega a 72% de aprovação, Governo Lula chega a 58%

Brincadeira. O jornal A Tarde, de Salvador, me assustou com sua manchete:”Inflação é ameaça à imagem de Lula”. Falei: putz, agora ferrou. Quando fui ler a pesquisa CNI/Ibope foi um calmante. O Governo Lula manteve alta a aprovação popular com 58% e o presidente Lula mais alto ainda com 72% de aprovação positiva. Donde então a manchete do jornal A Tarde? É que 65% dos pesquisados acreditam que o país vai enfrentar uma escalada inflacionária e a dona do Ibope “acredita” que “isso-pode-vir-a-significar-uma-ameaça-à-boa-imagem-do Lula”. Uau. A dona do Ibope deve achar que a “boa imagem” do Lula se deve exclusivamente ao controle da inflação. Há quem discorde.

Segundo a Folha Online, a avaliação positiva do governo do presidente Lula se manteve estável em junho deste ano, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada segunda-feira (30). O governo do petista registrou avaliação positiva de 58%, assim como em março - quando o índice foi considerado o mais alto desde março de 2003, primeiro ano de Lula na Presidência da República. Somente 12% dos entrevistados avaliaram o governo federal como ruim ou péssimo, enquanto 29% consideraram a condução do governo como "regular".

AVALIAÇÃO ESTÁVEL

Na última edição da pesquisa CNI/Ibope, divulgada em março deste ano, 58% dos entrevistados avaliaram o governo Lula como positivo. Outros 30% consideraram o governo regular, enquanto 11% avaliaram como ruim ou péssimo. Em março de 2003, o índice de aprovação ao governo federal foi de 51% - o que foi considerado pela CNI/Ibope como um crescimento considerável para a avaliação do governo federal.
A aprovação ao presidente Lula também se manteve estável. No total, 72% dos entrevistados APROVAM a maneira do presidente governar o país, assim como em março deste ano - quando 73% aprovaram o presidente. Somente em março de 2003, a avaliação pessoal do presidente obteve índice maior, de 75%. Em junho do ano passado, a avaliação de Lula foi aprovada por “apenas” 66% dos entrevistados.

CONFIANÇA ESTÁVEL

O índice de CONFIANÇA no presidente Lula também se manteve estável em 68%, o mesmo patamar registrado em março. Apenas 29% dos entrevistados afirmaram que não confiam em Lula. Em dezembro do ano passado, o índice de confiança no presidente foi de 60%. Já em abril de 2006, o índice registrou 62%.

Dos entrevistados, 40% afirmaram que o atual mandato de Lula está sendo melhor que primeiro. O percentual dos que consideram o segundo mandato pior que o primeiro foi de 20% dos entrevistados, enquanto 38% consideram os dois mandatos semelhantes.

Bem. A manchete do jornal A Tarde cumpriu seu objetivo. Alarmado, fui logo ler a notícia. Na primeira linha descobri que a manchete não era baseada nos resultados principais da pesquisa CNI/Ibope, mas no “achismo” da dona do Ibope. Mas é isso mesmo. Jornalismo é sempre uma escolha.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?