27 de junho de 2008

 

Partidos de esquerda unidos nas eleições em Salvador

O PCdoB em Salvador cresceu politicamente. Abriu mão de sua candidatura própria - Olívia Santana - e passou a apoiar a chapa Walter Pinheiro (PT) para prefeito e Lídice da Mata (PSB) para vice. Como o PV já havia apoiado, está garantida a união dos partidos de esquerda na capital baiana. Alguns "formadores de opinião" tentam banalizar a decisão política do PCdoB. Não são levados a sério. Eles seguem a lógica da grande imprensa, querem leitores a qualquer custo. Já se desmoralizaram.

Walter Pinheiro ressaltou: “Para nós do PT este é um momento importante para nossa candidatura, pois estamos recebendo o apoio de um partido que vem se notabilizando pela sua firmeza, principalmente de princípios, pela capacidade de entender as conjunturas e atuar sem perder seus objetivos e conteúdos programáticos que sempre assumiu. Este partido sempre fez parte das lutas do povo brasileiro e teve papel importante na vitória de Wagner e na eleição de Lula. Foi nosso parceiro desde a primeira hora, mesmo em momentos mais difíceis como a campanha de Lula em 1989, ficando com Lula desde o início, sendo um aliado de sol e de tempestade. Então, nós não poderíamos abrir mão de um aliado deste grandeza na nossa campanha. Salvador ganhará muito com a experiência acumulada pelos comunistas”.

Lídice da Mata ressaltou: “Fizemos todos os esforços possíveis para trazer o PCdoB para a frente, pois sem ele não teríamos chances de vitória. Precisamos muito da força, da seriedade e da militância sempre aguerrida do PCdoB (...) O importante é receber com festa o apoio do PCdoB, que é imprescindível para o sucesso desta frente. Vamos trabalhar pela unidade, pois assim teremos mais chances de vencer este pleito”.

Péricles de Souza, presidente do PCdoB da Bahia ressaltou: “O PCdoB é um partido que, ao longo dos seus 86 anos, se mantém coerente aos seus objetivos e princípios. Isto é reconhecido pela sociedade. Não podemos esquecer também que o partido esteve presente em todos os momentos importantes da história política do país, lutando ao lado das forças progressistas e sempre em defesa do bem coletivo. A decisão de compor com outros partidos da base de apoio ao governador Wagner segue o entendimento de que seria muito arriscado dividir a esquerda neste momento. Como bem disse o governador, isso poderia favorecer o retorno ao poder de correntes políticas que já causaram muito mal à cidade”.

A Frente de Esquerda foi viabilizada por intervenção do governador Jaques Wagner que fez um apelo pela unidade. Não foi fácil para o PCdoB desistir da candidatura de Olívia Santana, vereadora atuante, militante negra, competente e respeitada na Bahia. Diante do risco de inviabilizar a vitória de uma candidatura de esquerda, o PCdo B tomou a decisão. Engrandeceu-se.

O resto é fofoca de quem não tem o que fazer.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?