24 de julho de 2008

 

Bahia prepara presos para a liberdade com cidadania

Sair da cadeia é mais difícil do que entrar. Quando um presidiário sai da cadeia se depara com uma realidade diferente. Cadê minha família? Meus amigos? Meu trabalho, minha chance de trabalhar? Todos os que enfrentaram a prisão se perguntam. Mas, como disse a competente secretária de Justiça da Bahia, Marília Muricy, graças a Deus neste país não existe a pena de morte e nem a prisão perpétua.

É necessário, portanto, preparar os internos para a saída após o cumprimento da pena. É o que pretende o programa “Liberdade e Cidadania”, promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia em parceria com o Instituto Avelar Brandão Vilela. O curso também funciona como remissão da pena - três dias de aulas assistidas correspondem a um dia a menos de prisão.

O cenário do curso “Liberdade e Cidadania” é na Colônia Lafayete Coutinho, no bairro de Castelo Branco, em Salvador. A colônia recebe até 283 condenados a penas em regime semi-aberto, com direito a sair para trabalhar e retornar diariamente.

O objetivo é preparar o sentenciado para o mercado formal ou informal de trabalho.
É assunto delicado, daí que os discursos saem emocionados. Dom Josafá Menezes, do Instituto Avelar Brandão Vilela, falava de liberdade, cidadania, dignidade. A secretária Marília Muricy dizia que “ser livre é um estado de espírito, uma capacidade de compreender a vida, nossos problemas e de descobrir em nós a semente da esperança”.

A Juíza titular da Vara de Execuções Penais, Andremara Santos, fortalecia a iniciativa governamental pelo “olhar diferenciado para homens e mulheres que cumprem pena mas que um dia vão viver em liberdade” e falava de proteção do Estado, igualdade de direitos, oportunidades e deveres”. Atentos, lá estavam o coordenador da Pastoral Carcerária Nilton de Oliveira e a vice-coordenadora irmã Maria de Fátima Nery. Lá estava Eliana Almeida, da Coordenação e Desenvolvimento da Ação Penal.

O curso “Preparando para a Liberdade”, que se inicia hoje, 24 de julho, terá o professor Milton Júlio falando sobre o tema “Pensar a Liberdade”; o filósofo José Antônio Saja (UFBA) falando sobre “Fortalecimento da auto-estima e do auto-conhecimento”; a professora Graciela Chantelein falando sobre “Relações e comportamento individual, interpessoal, familiar, social e profissional”; a professora Marta Alencar falando sobre “Dinâmica de auto-conhecimento”.

São muitos os professores, Leila Oliveira, Ricardo Cappi, Amanda Marques, Jane Montes, Denise Dornelles. Destaco a palestra de Vera Leonelli sobre “O exercício da cidadania – direitos e deveres”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?