25 de fevereiro de 2008

 

Revista Perseu: História, Memória e Política

Num País de analfabetos e semi-analfabetos funcionais, o surgimento de uma nova revista deve ser saudada com esperança e entusiasmo. Dia 29 de fevereiro o Centro Sérgio Buarque de Holanda, núcleo da Fundação Perseu Abramo, lança a revista PERSEU. É o número um do ano um. A revista PERSEU vem para fazer História, mas, uma História em que nomes de "vulto", fatos oficiais, meras curiosidades cedem espaço para os tranalhadores, para a luta dos direitos civis e para a reflexão sobre nosso tempo. Essa é a proposta da revista PERSEU: História, memória e Política.

O desafio da revista PERSEU é ser o canal de difusão de pesquisas e análises sobre a esquerda contemporânea do Brasil e do mundo, de forma abrangente, para além de seu caráter político-partidário. Segundo a sinopse, a pluralidade de enfoques e a diversidade dos assuntos tratados se farão acompanhar por dossiês temáticos. O primeiro deles será dedicado à construção do Partido dos Trabalhadores, tomando como ponto de partida a reunião inaugural realizada há 28 anos no Colégio Sion, em São Paulo, dia 10 de fevereiro de 1980. Assinam os textos Alexandre Fortes, Marco Aurélio Santana e Carlos Henrique Menegozzzo.

Neste primeiro número encontram-se temas como as Ligas Camponesas antes do golpe de 64; a formação do movimento negro contemporâneo no Brasil; o teatro de resistência solidária; o cinema engajado de João Batista de Andrade; o teatro de Plínio Marcos; a Era Vargas e o mundo rural; e as trabalhadoras da indústria de calçados nos anos 1980. Estão também presentes na estréia Perseu Abramo, Paul Singer, Mario Pedrosa, Vinicius Donizete de Rezende, Marcus Dezemone, Pablo Francisco de Andrade Porfírio, Amilcar Araujo Pereira, Kátia Rodrigues Paranhos, Elizabete Sanches Rocha, Alcides Freire Ramos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?